Secretário pede novas ideias para reverter a pobreza no Estado

3 de agosto de 2015 - 13:59

Governo promove Curso de Políticas Públicas de Combate à Pobreza

Ao abrir o Curso de Políticas Públicas de Combate à Pobreza: Questões Metodológicas e Evidências Empíricas, o secretário do Planejamento e Gestão, Hugo Figueiredo lançou um desafio aos 40 gestores e técnicos do Governo do Estado que participam do evento. “Gostaria de receber ao final do curso novas ideias para que possamos reverter o quadro de pobreza no Ceará”, enfatizou o titular da SEPLAG.

O Secretário lembrou que o estado tem conseguido diminuir os índices de pobreza em termos absolutos, mas a quantidade de pobres ainda é muito grande, “algo em torno de 700 mil cearenses ainda estão na extrema pobreza. Isso representa quase 9% da população do Ceará, um dos mais elevados índices do país”.

O Fundo Estadual de Combate à Pobreza – Fecop recebe anualmente recursos da ordem de R$ 400 milhões. Essa receita terá aumento a partir do próximo ano por conta de legislação específica recentemente aprovada pela Assembleia Legislativa. Hugo Figueiredo disse que é preciso ter criatividade para mudar o quadro de pobreza no estado: “É necessário focar a aplicação desses recursos, identificando onde estão essas pessoas mais pobres”.

Iniciado na manhã desta segunda-feira, dia 03/08, no auditório da SEPLAG, o curso   prossegue até a próxima sexta-feira, dia 7, das 8 às 12 horas. Os instrutores são o diretor geral do Ipece, Flávio Ataliba, e os técnicos daquele órgão Jimmy Lima de Oliveira, Dércio Nonato Chaves de Assis e Raquel da Silva Sales, que abordarão temas como medidas de pobreza e desigualdade; crescimento econômico, pobreza e desigualdade de renda; políticas públicas e combate à pobreza; caracterização da pobreza no Ceará; e, elementos para uma estratégia eficiente de combate à pobreza.

A iniciativa é da Secretaria do Planejamento e Gestão – SEPLAG, por meio da Coordenadoria de Promoção de Políticas de Combate à Pobreza – CCOPI, em parceria com o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará – IPECE, e a Escola de Gestão Pública – EGP.

 

03.08.2015
Assessoria de Comunicação da Seplag
Luiz Pedro – (85) 3101 4495

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br