Governo do Estado já economizou mais de R$1 milhão com boas práticas

30 de setembro de 2015 - 12:16

 

Resultado foi apresentado em workshop que discutiu consumo de água e energia 

Boas práticas para economizar água e energia motivaram a realização de um workshop, que aconteceu durante toda esta terça-feira, (29) no auditório da Secretaria de Planejamento do Ceará, no Cambeba. Além das dicas para economizar e evitar o desperdício, a Companhia de Água e Esgoto (Cagece) apresentou um levantamento comparativo de cada órgão do Governo do Estado relativo ao consumo dos anos de 2014 e 2015, além de fazer um estudo minucioso em seis escolas públicas, Detran e Ministério Público, localizando vazamentos e outras causas de desperdício.

Com algumas medidas colocadas em prática, o Ceará já economizou R$1.006.607,81 ao evitar gasto desnecessário de água, o que equivale a uma redução de 9,35% no faturamento. Os dados foram apresentados por João Viana, da Gerência de Responsabilidade e Interação Social (Geris), e Augustinho Moreira, Superintendente Comercial da Cagece. O estudo é da Secretaria das Cidades e Cagece, que elaboraram um relatório técnico sobre o uso da água em instituições públicas estaduais. No período da manhã, também foram expositores Alessandra Rocha, analista ambiental do Ministério Meio Ambiente, do Projeto 3E Eficiência Energética em Edificação, e Marco Aurélio, gerente da Eletrobras, Divisão de Eficiência Energética no Setor Privado/Procel.

Abrindo o Workshop, o secretário do Meio Ambiente (Sema), Artur Bruno, lembrou um provérbio sobre a palavra crise, que no alfabeto chinês é representada por dois caracteres; um significa perigo, ameaça; e o outro, oportunidade. Daí associou ao momento atual: “Estamos tendo uma grande oportunidade. Ao mesmo tempo em que vivemos uma crise hídrica e energética, com aumentos constantes nas tarifas de energia, o serviço público do estado do Ceará tem a oportunidade de mostrar que é possível conviver e com criatividade até diminuir os nossos custos de água e energia.” E, para fechar, destacou uma frase do político e jurista Rui Barbosa, “as palavras comovem, os exemplos arrebatam”. Como o governo propõe aos produtores, empresários, agricultores e cidadãos que economizem, o governo também deve fazer a sua parte e “temos que dar o exemplo para poder liderar uma campanha de uso de água e energia no Estado do Ceará. Esse encontro visa isso. Levamos a ideia à Seplag e junto estamos trabalhando com as 65 entidades da Administração Direta e Indireta nessa missão que tenho certeza será o começo de uma semente de grande fruto.”, salientou Bruno destacando o secretário Hugo Figueirêdo (Seplag) como entusiasta dessa iniciativa desde o princípio.

DSC 3091

O titular da pasta de Planejamento foi o segundo a falar. “Sei que serão debatidas aqui várias ideias que vão ajudar a ter uso mais responsável e racional da água e da energia”, disse Hugo Figueirêdo. Lembrou que o Ceará já atravessa o quarto ano seguido de precipitações abaixo da média e a previsão para o ano que vem também e de seca. Salientou que desde fevereiro o Estado está com um plano de convivência com a seca sendo implementado com ações emergenciais de curto prazo e também ações estruturantes que vão tornar o Ceará mais resistente às intempéries climáticas. Ao mesmo tempo, frisou “estamos passando por uma situação de reajuste de tarifas de energia o que nos mostra que precisamos não apenas economizar, mas também buscar fontes alternativas de energia renováveis”. Anunciou a elaboração de um plano setorial de uso de energia renováveis, com uma série de ações que vão nos trazer mais conforto em relação ao uso de energia. Disse ainda que o Plano Plurianual para os próximos quatro anos contempla uma série de iniciativas no campo das energias renováveis além das ações estruturantes de convivência com a seca.

Augustinho Moreira, superintendente comercial da Cagece, representou o presidente Neurisângelo Freitas, e apresentou os dados da companhia. Atualmente a Cagece é responsável pelo fornecimento d’água em 151 dos 184 municípios cearenses e constatou através de estudos que é perfeitamente viável alcançar a meta estabelecida de economizar 20% no uso da água. “Estamos mostrando casos práticos de fiscalizações que fizemos e que vão servir de subsídios para que os responsáveis por cada órgão possam colocar em prática esse trabalho de acompanhamento de consumo. A Cagece está aqui como parceria para contribuir e ajudar,” frisou.

A Seplag apresentou, no período da tarde, o Sistema de Acompanhamento de Responsabilidade Socioambiental na Administração Pública (SIRSAP), que funcionará como ferramenta de monitoramento do consumo de água e energia de cada órgão e entidade pública estadual. A Coelce também apresentou formas de como evitar o desperdício de energia.

Dados do Relatório

 Para elaboração do relatório técnico apresentado no Workshop, foram analisadas informações do consumo de água e faturamento de 61 órgãos, cujas instalações são abastecidas pela Cagece, no período de janeiro de 2013 a agosto de 2015. A partir da análise, foi detectada uma queda de 9,35% no consumo no primeiro semestre de 2015 em relação ao mesmo período do ano passado. Também foram realizadas vistorias em 17 instituições com a finalidade de detectar possíveis pontos de desperdício.

 O relatório tem como objetivo traçar um perfil de consumo das instituições, identificar situações de desperdício e boas práticas de uso da água, bem como orientar as entidades a adotar ações para a economia da mesma. O documento aponta ainda recomendações a serem desenvolvidas em cada órgão estadual como: elaboração de plano de manutenção preventiva e corretiva de instalações hidrossanitárias; reaproveitamento de água; campanhas educativas; dentre outras ações que visam diminuir o consumo nos prédios públicos do Ceará.

 

30.09.2015

Elizabeth Rebouças e Luiz Pedro Neto
Assessora de imprensa da Secretaria do Meio Ambiente e assessor de imprensa da Secretaria do Planejamento e Gestão
85 3101.1235 | 98848.2022
elizabeth.reboucas@sema.ce.gov.br

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria do Governo do Estado Ceará
Casa Civil / 
85 3466.4898