Etice prepara projeto piloto de gestão inteligente para área de segurança

30 de dezembro de 2015 - 11:59

O assunto foi tratado em reunião realizada na Seplag.

Integrar as câmeras de monitoramento de órgãos públicos e da iniciativa privada em um sistema de gestão inteligente, através do uso de vídeo monitoramento para a área de segurança. É com esse foco que o Governo do Estado, por meio da Empresa de Tecnologia da Informação do Estado do Ceará – Etice, está desenvolvendo um projeto piloto que envolve como clientes finais as Secretarias da Educação (Seduc) e da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

O projeto é resultado de estudos realizados pela Etice e Universidade Estadual do Ceará para implantação de Solução de Vídeo Monitoramento Inteligente para Segurança Pública. A solução tomada como referência é mesma que foi implantada na cidade de Nova York e atende a uma demanda que o governador Camilo Santana encaminhou à Etice. “Avaliamos varias soluções tecnológicas, entre as quais, uma que foi aplicada em Nova York após o atentado de 11 de setembro e que hoje é referência mundial na área de segurança. Essa mesma solução está sendo implementada, a cerca de um ano e meio, na cidade de São Paulo”, explicou o presidente da Etice, Adalberto Albuquerque de Paula Pessoa. Acrescentou que essa solução estará sendo customizada em parceria com a UECE, visando construir um projeto próprio nos mesmos padrões, observando, obviamente, as peculiaridades de segurança de nosso Estado.

O projeto piloto tem duração inicial de seis meses e envolve a conexão do serviço 190 com o sistema inteligente de vídeo monitoramento. Na etapa inicial, que compreende os dois primeiros meses, serão tratados aspectos de estruturação de indicadores de performance e de extração, transferência e carga (ETL) das várias bases de dados espalhadas entre Detran, Sejus, Polícia Civil, Polícia Militar, entre outros, para dentro do sistema de vídeo monitoramento. Os quatro meses finais serão para implantação, treinamento e operação assistida, e onde ainda serão avaliados os indicadores de melhoria de performance da segurança.

“É uma iniciativa totalmente inovadora. Estaremos seguindo um modelo de sucesso já implantado em Nova York e, no Brasil, Fortaleza será a segunda cidade a implantar uma solução de gestão inteligente de segurança, baseada em vídeo monitoramento e alarmes gerados por esses bancos de dados distribuídos.  Tudo vai ser integrado de maneira a disparar alarmes inteligentes para área de segurança pública, otimizando recursos e melhorando a resposta desejada pela população no tocante à segurança”, reforçou o presidente da Etice.

O assunto foi tema da pauta da reunião realizada na manhã desta quinta-feira, dia 17/12, na Secretaria do Planejamento e Gestão, com a dos secretários Hugo Figueirêdo, da Seplag, e Inácio Arruda, da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, do presidente da Etice, Adalberto de Paula Pessoa, do secretário adjunto da Justiça, Sandro Camilo, e de representantes da Seduc, Cogerh, Detran e Cagece, além de grupo técnico da Uece.

Com o encontro foi colocado um marco inicial no processo de implantação da solução. A Etice fica responsável por toda a gestão deste projeto piloto, discutindo e gerando as funcionalidades desejadas pela SSPDS. Com o projeto estará sendo gerada também uma padronização no processo de aquisição das câmeras e itens de vídeo monitoramento dentro do Estado. “Além disso, com essa padronização poderemos construir, por exemplo, atas de registro de preços, visando economicidade na aquisição de câmeras, evitando que cada órgão compre pequenos lotes de câmeras  a um custo maior”, salientou Adalberto Pessoa.

Para o secretário da Seplag, Hugo Figueirêdo, o sistema é bastante interessante na perspectiva da melhoria da segurança pública e recomendou a presença na equipe de construção do projeto de representantes da Polícia Civil e Prefeitura de Fortaleza.

Outro ponto importante do projeto é a questão da otimização dos recursos, “permitindo uma interoperabilidade de todas essas câmeras que hoje são implantadas pelos órgãos de governo para objetivos diferentes. Isso evita, por exemplo, que num mesmo ponto, tenhamos várias câmeras, filmando a mesma coisa para seus diferentes órgãos”, destacou o presidente da Etice. “A ideia é que tenhamos um grande mapeamento geral de vídeo monitoramento no Estado com a capacidade de interoperabilidade. Assim poderemos otimizar recursos”, pontuou.

O sistema vai ainda permitir criar indicadores de performance, para que possa ser avaliado o que melhorou na segurança pública, bem como o modelo de negócio futuro da Etice em relação a esse projeto. “Acreditamos que as câmeras do Estado e do Município da área pública serão apenas um percentual menor do número total de câmeras que queremos trazer para esse projeto. A grande maioria deverá ser da iniciativa privada, do comércio, condomínios, residências, associações de lojistas e área bancária. Todos serão potencialmente clientes do serviço, que estará sendo ofertado”, salientou Adalberto Pessoa.

29.12.2015

Luiz Pedro Neto – (85) 3101.4495