Secretário da Seplag faz visita à Etice

12 de janeiro de 2016 - 19:31

Hugo Figueirêdo conheceu a estrutura e os projetos implantados

O secretário do Planejamento e Gestão, Hugo Figueirêdo, realizou visita à Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) na manhã do último dia 8 de janeiro para conhecer a estrutura e os projetos implantados e executados pela empresa, vinculada à Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag).

Durante a visita, o secretário percorreu as instalações da empresa na companhia de  diretores, quando teve oportunidade de conversar com a equipe técnica da Etice sobre o trabalho desenvolvido em cada setor.  Na ocasião, Hugo Figueirêdo reportou-se ao levantamento “As Promessas dos Políticos”, divulgado pelo Portal G1 avaliando a situação dos projetos de campanha da presidente Dilma Rousseff, dos governadores e prefeitos.

Image32

No acompanhamento das promessas do governador Camilo Santana, o portal destaca como implantado o programa de Modernização Tecnológica, iniciativa executada pela Etice. Ele já está em execução, com a expansão e a manutenção de infraestrutura do Cinturão Digital do Ceará (CDC); a implantação de sistemas de conexão do CDC aos municípios, a expansão e a manutenção de infraestrutura de Data Center da Etice; o fornecimento de serviços de infraestrutura, como serviço e software em nuvens para área pública; a implantação de sistema de comunicação Voip para o estado e área pública de forma geral; o fornecimento de serviços de certificação digital para o estado e de sistema inteligente de vídeomonitoramento, com business inteligence, voltado à segurança pública, saúde etc”.

Image59

A nota cita ainda como benefícios do programa o fornecimento e a implantação de sistema de informação voltado ao projeto ‘papel zero’, desenvolvimento e atualização de versões de sistema de GRP para governo (S2GPR); o suporte ao desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras e de caráter estruturante para o estado, no segmento de tecnologia de informação e comunicação (TIC) e construção de atas de registro de preço para o estado em várias secretarias e órgãos do estado.

Após a visita, houve uma reunião para discutir sobre os novos projetos que a Etice está implantando como o sistema de VOIP, a venda de serviço em nuvem (infraestrutura e software), a implantação de painéis solares para a utilização de energia renovável e o sistema de gestão em segurança, como uso de vídeo monitoramento. Além do secretário da Seplag, participaram da reunião o presidente da Etice, Adalberto de Paula Pessoa, o diretor de segurança da informação Pablo Ximenes, e o diretor de inovações tecnológicas Rogério Parente.

07.01.2016

Assessorias de Comunicação/Imprensa da Seplag e Etice