Servidores e comunidade recebem orientações sobre combate ao Aedes Aegypti

4 de fevereiro de 2016 - 19:31

 

Iniciativa foi realizada no Centro de Convivência do Cambeba

Servidores públicos e moradores do Cambeba e bairros próximos receberam orientações sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de Dengue, Chikungunya e Zika, no Centro de Convivência do Servidor Público Estadual, localizado no Centro Administrativo Governador Virgílio Távora, no Cambeba. A iniciativa da Secretaria do Planejamento e Gestão – Seplag, em parceria com as secretarias dos Recursos Hídricos e da Infraestrutura, teve a participação técnicos do Laboratório Núcleo de Vetores da Secretaria da Saúde.

Durante dois dias – quarta e quinta-feira, dias 3 e 4/02 – os técnicos Rosemeire Amorim, Maria Marisa de Lima e Luís Oswaldo forneceram orientações, distribuíram panfletos e tiraram dúvidas sobre as ações de prevenção para combater o Aedes. “Por meio de um microscópio, as pessoas tiveram oportunidade de ver de perto o mosquito e compará-lo a muriçoca, esclarecendo assim essa dúvida da maioria”, disse Rosemeire, acrescentando que “a muriçoca tem uma única cor, enquanto o Aedes tem manchas esbranquiçadas no abdômen, asas e pernas”.

DSC 4088

As pessoas tiveram ainda a oportunidade de conhecer o ciclo do mosquito, em vidros disponibilizados, visualizando a evolução desde o ovo até a fase adulta. Duas maquetes de residências mostravam a maneira correta e errada de armazenar água. Foram dadas recomendações para evitar a formação de criadouros e desenvolvimento do mosquito.

Além dessa ação no Centro de Convivência, a Seplag, por meio da Brigada de Enfrentamento ao Mosquito, coordenou trabalho de limpeza no entorno do prédio do Edifício Seplag, evitando assim a formações de focos de reprodução do Aedes.

 

04.02.2016
Assessoria de Comunicação da Seplag
Luiz Pedro Neto – (85) 3101.4495

Giselle Dutra
Gestora de Célula / Secretarias

Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898