Consórcio apresenta análise sobre planejamento e investimentos do Estado

25 de fevereiro de 2016 - 12:09

Documento foi debatido com secretários, gestores e técnicos na Seplag

Secretários, gestores e técnicos do Governo do Estado acompanharam a apresentação do Diagnóstico  e Análise da Sistemática de Planejamento e Avaliação de Projetos de Investimentos do Estado, elaborado peloConsórcio Macroplan/Transplan, contratado pela Secretaria do Planejamento e Gestão – Seplag, para desenvolver uma Metodologia de Planejamento e Avaliação de Projetos Estratégicos do Governo do Estado. 

O documento constou de  um levantamento e análise crítica do modelo de Gestão do Investimento Público (GIP) do Estado, incluindo uma retrospectiva situacional, análise do marco legal e questões transversais relacionadas à GIP como licenciamento ambiental, PPP´s e estrutura de funcionamento do Cogerf. 

A apresentação foi feita por Gláucio Neves e Gilberto Figueira, da Macroplan – Prospectiva, Estratégia & Gestão, e Renato Latge, da Transplan – Planejamento e Projetos S.A. Em seguida, houve debate e apresentação de sugestões para a melhoria do produto, que se constitui no segundo apresentado pelo consórcio. Anteriormente foi o Estudo das Melhores Práticas na Gestão de Investimentos Público em outros países, entidades multilaterais e estados brasileiros.

Para o secretário Hugo Figueirêdo, que coordenou o encontro, a apresentação foi esclarecedora. “O diagnóstico é esse mesmo. Os desafios estão postos. Resta agora a implementação para executar os projetos e alcançar os resultados”, acrescentou o titular da Seplag.

A reunião foi realizada na manhã desta terça-feira, dia 23/02,  na Seplag, e contou com a presença dos secretários Cláudio Ferreira Lima, adjunto do Desenvolvimento Econômico, Rinaldo Azevedo, adjunto da Casa Civil e Ronaldo Borges, executivo das Cidades, além de gestores e técnicos das secretarias da Educação (Seduc), Recursos Hídricos (SRH) e Controladoria e Ouvidoria Geral (CGE), e do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

O trabalho do consórcio Macroplan/Transplan terá duração de seis meses e meio e é financiado com recursos do Banco Mundial, por meio do Projeto PforR Ceará. O próximo produto a ser apresentado será a Proposta de Metodologia de Gestão de Investimentos (GIP), a ser implementada pelo Governo do Estado, e, finalmente, o projeto piloto em uma das setoriais do Governo.

 

25.02.2016

Assessoria de Comunicação da Seplag
Luiz Pedro Neto – (85) 3101.4495

Giselle Dutra
Gestora de Célula / Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
(85) 3466.4898