Secretário defende uma agenda do conhecimento e capital humano

14 de abril de 2016 - 20:48

Hugo Figueirêdo participou de evento comemorativo aos 13 anos do Ipece

Na solenidade de comemoração dos 13 anos de criação do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará – Ipece, o secretário do Planejamento e Gestão, Hugo Figueirêdo, defendeu uma agenda de desenvolvimento para o Ceará. “A estratégia do estado nos últimos 50 anos passava pela busca de empresas de capital intensivo e a industrialização dos produtos agrícolas, e em seguida por empresas intensivas em mão de obra e pela exploração dos potenciais naturais de turismo. Com a implantação da siderúrgica, estamos concluindo uma etapa dessa agenda construída há cinco décadas”, disse o titular da Seplag.

Para o secretário Hugo Figueirêdo, “O mundo mudou e nesse momento estamos em busca de uma visão estratégica de longo prazo. Com a mudança das forças competitivas no mercado, a educação e o capital humano são as molas mestras do desenvolvimento”, salientou Figueirêdo, acrescentando ser importante que o estado construa uma nova agenda, “baseada no conhecimento e no capital humano, aproveitando a capacidade e a força do cearense”.

O Secretário lembrou que o Governo tem investido muito em educação, desde a educação infantil até o ensino superior, e os resultados estão aparecendo, com os prêmios conquistados por alunos do Ensino Fundamental das escolas públicas do Ceará. No Ensino Médio, o estado também se destaca com as notas do Enem e as medalhas conquistadas em olimpíadas. “Isso estimula o estado a fortalecer a busca de uma nova agenda de desenvolvimento. Tenho certeza que o Ipece irá também contribuir na formulação de ideias para essa nova agenda”, enfatizou Hugo Figueirêdo.

Ao concluir, o Secretário da Seplag parabenizou a todos que estiveram ao longo dos 13 anos e aos gestores e técnicos que hoje trabalham fortemente no Ipece do futuro. “A construção da nova agenda, capaz de garantir políticas melhor avaliadas e de melhores resultados, com os recursos empregados de forma mais efetiva, depende também do esforço de vocês”, conclamou Figueirêdo.

A solenidade foi realizada na manhã desta quinta-feira, dia 14/04, no auditório da Seplag, com a presença do diretor geral do Ipece, Flávio Ataliba, do diretor de Estudos Econômicos, Adriano Sarquis, da chefe da Unidade de Gerenciamento de Projetos – UGP/PforR, Cristiana Medeiros, e do diretor de Desenvolvimento do Banco do Nordeste, Francisco das Chagas Soares, que representou o presidente Marcos Holanda, homenageado na solenidade por ter sido um dos diretores gerais do Ipece. A economista Eveline Barbosa, ex-diretora geral, também recebeu placa de homenagem.

O diretor geral Flávio Ataliba falou sobre a atuação do Ipece, destacando os principais projetos, assessorias prestadas aos órgãos e entidades e os desafios, citando, dentre eles, a criação da Pesquisa Regional por Amostra de Domicílios no Ceará, em parceria com o IBGE, e a realização de estudos iniciais do PforR II.

O evento foi concluído com debate sobre “Desafios para superação da crise econômica” com a participação do economista do Núcleo de Economia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Carlos Manso, do professor adjunto dos programas de Graduação em Ciências Atuariais da UFC e de Pós-graduação em Economia – Caen/UFC, Paulo Matos, e do Assessor da Assembleia Legislativa e Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda, Carlos Marino. O moderador foi o diretor de Estudos Econômicos do Ipece, Adriano Sarquis.

14.04.2016
Luiz Pedro Neto – (85) 3101.4495