Ipece divulga PIB do 1º trimestre de 2016

15 de julho de 2016 - 18:34

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) divulgou, nesta quinta-feira (14), a análise do primeiro PIB trimestral do Ceará de 2016. O PIB do Ceará acompanhou a tendência de queda do País. O índice foi de -5,51%, enquanto o do Brasil foi de -5,4%.

Em relação aos outros seis estados que também divulgam análise do PIB trimestral, o Ceará ficou em 3º lugar entre as menores quedas, atrás apenas da Bahia e Rio Grande do Sul. Todos apresentaram resultados negativos. O pior índice foi observado no Espírito Santo (-14%), seguido de Pernambuco (-9,6%), São Paulo (-6%), Minas Gerais (-5,6%), Ceará (-5,5%), Rio Grande do Sul (-4,3%) e Bahia (-3,7).

O PIB é um indicador que mostra a tendência do desempenho da economia no curto prazo. O estudo é calculado com base nos resultados dos setores Agropecuária, Indústria e Serviços, e detalhados por suas atividades econômicas.

A agropecuária registrou crescimento de 8,9%. O dado, segundo os analistas do Ipece, pode ser explicado por dois fatores: aumento da estimativa de produção, principalmente da área plantada de milho e frutas, calculado pelo IBGE; e crescimento da pecuária, com o aumento da produção de leite, de aves e ovos.

Os outros setores calculados apresentaram queda, tanto em relação a 2015 como em relação à média nacional. O PIB da Indústria cearense neste primeiro trimestre do ano caiu 8,35% e o de serviços teve queda de 5,21%.

Como indica somente uma tendência de crescimento ou arrefecimento da economia, as informações e resultados são preliminares e sujeitos a retificações após cálculo das Contas Regionais definitivas, em conjunto com o IBGE e as 27 Unidades da Federação.

14.07.2016

Luiz Pedro Neto e Joanna Cruz – (85) 3101.4495