Seplag cumpre meta percentual de projetos de assistência à família do Fecop

15 de julho de 2016 - 18:20

É a terceira vez consecutiva que a setorial alcança o resultado

Pela terceira vez consecutiva, a Secretaria do Planejamento e Gestão – Seplag, por meio da Coordenadoria de Promoção de Políticas de Combate à Pobreza e Inclusão Social – CCOPI, cumpre a meta “Percentual de projetos de assistência à família financiados pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza – Fecop com marco lógico”. O resultado é relativo ao primeiro semestre de 2016, indicador primário, previsto no Programa para Resultados – PforR, do Banco Mundial, programa do qual o Ceará participa.

A meta prevista para o período de janeiro a junho de 2016 compreende a construção do Marco Lógico, correspondente a 55% do total de projetos de assistência às famílias, financiados pelo Fecop, tomando como base o número de projetos de assistência à família, existentes no ano de referência (2016), aprovados pelo Conselho Consultivo de Políticas de Inclusão Social – CCPIS.

Nesta terceira edição do cumprimento da meta, contando com a participação colaborativa de cinco Secretarias Setoriais, a Coordenadoria de Promoção de Políticas de Combate à Pobreza e Inclusão Social – CCOPI trabalhou dez projetos, metodologicamente selecionados, sendo um da Secretaria da Cultura – Secult;  dois do Gabinete do Governador; três da Secretaria do Desenvolvimento Agrário – SDA; e, quatro da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS.

O trabalho foi desencadeado mediante a execução de um cronograma de atividades, o qual contou com o estabelecimento prévio de diretrizes, bem como, realização de oficinas voltadas para a formalização de orientações, revisões e resultados, findando com a reunião das informações produzidas, consolidadas através de relatório.

O público alvo envolveu articuladores e técnicos oriundos dos respectivos órgãos setoriais, responsáveis pelos projetos selecionados, cuja condução das atividades coube à Coordenadoria liderar, sob a assessoria do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará – Ipece.

Registre-se que, na primeira edição do cumprimento da meta, ocorrida no primeiro semestre de 2015, alcançou-se o percentual correspondente a 22,5%, sendo consolidado um total 17 projetos com matrizes lógicas devidamente constituídas.

Quando da segunda edição do cumprimento da meta, realizada no segundo semestre de 2015, foram alcançados 45% do total de projetos, sendo, nesta ocasião, trabalhados mais 27 projetos, com matrizes lógicas prontamente construídas.

O cumprimento da meta nesta terceira edição, consubstanciada mediante relatório demonstrativo, protocolado em 30 de junho de 2016, junto a Unidade de Gerenciamento de Projetos – UGP, no Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará – Ipece, resguarda, em favor do Governo do Estado, um desembolso da ordem de U$ 3.444.000,00, por parte do Banco Mundial.

A próxima meta, a ser alcançada até 31 de dezembro de 2016, é de 70%.

15.07.2016

Luiz Pedro Neto e Joanna Cruz – (85) 3101.4495