Ipece lança livro “Economia do Ceará em Debate 2015”

26 de julho de 2016 - 19:00

O livro é uma coletânea de 15 artigos apresentados no XI Encontro Economia do Ceará em Debate, realizado em dezembro de 2015, no auditório da Seplag

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), acaba de lançar o livro “Economia do Ceará em Debate 2015”. A publicação traz reflexões valiosas para o entendimento de diversas dimensões da economia do Ceará. São 15 artigos apresentados durante o XI Encontro Economia Ceará em Debate e selecionados pela banca formada pelos professores doutores e pesquisadores Almir Bittencourt (Caen-UFC), Marcos Sena (Unifor) e Marcelo Lettieri (UFC/Receita Federal).

Um dos artigos, “Violência, Desenvolvimento e Demografia: Uma Análise Espacial para a Cidade de Fortaleza em Anos Recentes”, de autoria dos analistas de políticas públicas do Ipece, Victor Hugo de Oliveira Silva e Cleyber Nascimento de Medeiros, juntamente com o Prof. José Raimundo Carvalho do Caen/UFC, foi apresentado recentemente na X Conferência Mundial de Econometria Espacial (X World Conference of Spatial Econometrics) em Roma, na Itália, entre os dias 13 e 15 de junho de 2016.  O estudo evidenciou que nos locais da capital cearense onde há os piores IDH tem-se as maiores incidências de crimes violentos letais e intencionais (CVLI). 

Outro trabalho de destaque: “Extrema Pobreza Infantil, Desigualdade e Crescimento nos Municípios Cearenses”, recentemente aceito para publicação na revista Planejamento e Políticas Públicas do IPEA, verifica como o crescimento econômico e a desigualdade na distribuição de renda influenciaram a dinâmica da extrema pobreza para a população total e infantil (grupo etário de 0 a 14 anos) nos municípios cearenses ao longo das últimas duas décadas. O artigo evidencia a necessidade de uma maior atenção a pobreza infantil.

Um estudo que avaliou a política de implementação do Governo do Estado do Ceará das Escolas Estaduais de Ensino Profissionalizante também está presente na publicação. O trabalho intitulado “Desempenho Escolar e Inserção no Mercado de Trabalho: Uma Avaliação das Escolas Estadual de Ensino Profissionalizantes (EEEP)” observou que os alunos apresentam melhor rendimento em todas as áreas de conhecimento do Enem.

“O livro que apresentamos à sociedade é fruto do Encontro, bem como do trabalho interativo entre Governo do Ceará e a academia, que contou com o envolvimento intenso dos colaboradores do Ipece”, ressaltou o diretor geral Flávio Ataliba.

Clique aqui para fazer download do livro “Economia do Ceará em Debate 2015”

 

26.07.16

Assessoria de Comunicação da Seplag
Luiz Pedro Neto e Joanna Cruz – (85) 3101.4495

Giselle Dutra
Gestora de Célula / Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br

(85) 3466.4898