Secretaria de Segurança Pública realiza Seminário dos Conselhos Comunitários com apoio da EGPCE

9 de agosto de 2016 - 11:15

 

A Escola de Gestão Pública do Estado Ceará – EGPCE apoiou o Evento 

Promover uma maior aproximação da comunidade com os órgãos da Segurança Pública. Esse tem sido o trabalho exercido por centenas de voluntários ao longo dos últimos anos, que se reuniram na manhã deste sábado (6), no Seminário dos Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDS), em Fortaleza, com a presença do governador Camilo Santana e da vice-governadora Izolda Cela.

O Evento, realizado pela SSPDS e Vice Governadoria, através da Coordenadoria de Defesa Social, sob a responsabilidade do Coronel William Alves Rocha e sua equipe, atendeu ao compromisso assumido anteriormente pelo Governador Camilo Santana.

A Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará – EGPCE, participou do Evento como apoiadora, tendo sido responsável pela capacitação e gestão dos facilitadores responsáveis por mediar as atividades com as equipes durante o Seminário. A capacitação, ocorrida em 03 de agosto, foi conduzida pela professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE), com doutorado em sociologia, Carla da Escóssia, que atualmente coordena a Gestão Territorial do Pacto por um Ceará Pacífico, e também por Domenico Abbate, doutor magistral pela Universidade de Palermo – Itália, coordenador de Projetos da Vice-Governadoria do Estado do Ceará.

Segundo Carla da Escóssia, além de apresentar os Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDS) e a visão geral do Seminário dos CCDS, a formação orientou os facilitadores sobre suas atribuições, ressaltando a importância de dar uniformidade aos procedimentos de aproximação e diálogo com os conselhos comunitários.

Para a facilitadora Temis Brandão, professora e servidora pública, receber as orientações e metodologia foi bastante esclarecedor. A facilitadora expressou que a ação foi “Relevante para a capacitação dos facilitadores que mediarão as discussões em grupo, através da proposta de fomentação dialógica, com o intuito de fortalecer esses segmentos sociais”.

Criados em 1998, os Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDS) são instituições formadas pelos mais diversos segmentos representativos da comunidade de um bairro e têm o objetivo de participar ativamente da solução dos problemas de segurança, apoiando e auxiliando a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social – SSPDS. A ideia é incentivar o bom relacionamento da população com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil.

Atualmente, existem mais de 200 CCDS com atuação em todo o Ceará. As ramificações abrangem distritos, vilas e povoados de todos os recantos do litoral, serra e sertão, com a participação efetiva e direta de mais de 3.000 voluntários vinculados à proposta, e um universo muito mais amplo de apoiadores e beneficiados das ações desenvolvidas.

 facilitadores2 facilitadores3

 

 

 

 

 

 

 

 

08.08.2016

Assessoria de Comunicação da Seplag
Luiz Pedro Neto e Joanna Cruz – (85) 3101.4495

Giselle Dutra
Gestora de Célula / Secretarias

comunicacao@casacivil.ce.gov.br
(85)  3466.4898