PAI comemora o Dia Mundial do Idoso com programação especial

4 de outubro de 2016 - 20:02

Aposentados do Estado lotaram o Auditório da Universidade do Parlamento

Música e animação não faltaram na manhã desta terça-feira (04.09) na comemoração do Dia Mundial do Idoso. Uma programação especial foi organizada pelo Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI). Durante toda a semana os idosos participaram de mais de 500 atividades como oficinas, exposição de artes com obras produzidas pelos aposentados, aulões e palestras. E na terça-feira aconteceu o momento final dessa festa. Houve  apresentação de coral, da banda de Música do Corpo de Bombeiros e mais  palestra no Auditório da Universidade do Parlamento (UNIPACE), na Assembleia Legislativa do Ceará.

A coordenadora do PAI, Guirlanda Ponte, agradeceu a presença dos idosos que lotaram o auditório da UNIPACE. “Esse é o momento de comemorar o dia mundial do idoso e valorizar essas pessoas que hoje têm mais qualidade de vida.” Ressaltou a coordenadora.

A idosa Maria Dina Gualberto contribui com o trabalho voluntário no PAI como artesã. “Ensinar o que faço é gratificante. Não tenho palavras para definir o PAI que me acolheu tão bem e me faz muito feliz,” afirmou Maria Dina.

O PAI foi criado por meio de Decreto Estadual em 1990. É gerenciado pela Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) com atuação junto à comunidade de aposentados e pré-aposentados da Administração Pública Estadual. Tem a missão de integrar e socializar o aposentado do serviço público do Ceará através da oferta de serviços nas áreas sócio-educativas e culturais.

O evento contou ainda com a participação de diversas entidades ligadas ao idoso, principalmente das associações parceiras: Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa (ASSALCE), Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), Associação dos Fazendários (AAFEC), Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade (ABCMI) Associação Cearense Pró-idosos (ACEPI), Conselhos Estadual e Municipal dos Direitos do Idoso, dentre outros.

Saiba mais

O Dia Internacional do Idoso é comemorado em 1º de outubro. A data foi instituída em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento, da necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa. A mensagem do dia do idoso é passar mais carinho aos idosos, muitas vezes esquecidos pela sociedade e pela família.

04.10.2016

Luiz Pedro Neto e Joanna Cruz – (85) 3101.4495