Programa de Concessões e Parcerias Público-Privadas do Ceará é apresentado no Fórum Internacional de PPP’s, no Rio de Janeiro

28 de novembro de 2016 - 18:37

O evento reuniu representantes de Governos, consultorias e instituições financeiras nacionais e internacionais

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), participou nos dias 16 e 17 de novembro do Fórum Internacional de Parcerias Público-Privadas realizado no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. A coordenadora de Cooperação Técnico-Financeira da Seplag, Ticiana Gentil, apresentou o Programa de Concessões e Parcerias Público-Privadas do Governo do Ceará lançado pelo governador Camilo Santana em agosto deste ano.

O evento reuniu representantes de Governos, instituições financeiras nacionais e internacionais, consultorias e construtores, entre outros. Foram dois dias de trocas de experiências e rodadas de negócios. Os Estados apresentaram casos e oportunidades para parcerias. Dentre os temas discussão “O panorama da Infraestrutura no Brasil e a adoção do modelo de PPP como solução”, “Lições Aprendidas com PPP/PFIs no Reino Unido e Internacionalmente: relevância para o Brasil”, “Estratégias para Estruturação de Projetos – FEP Projetos” e “Porto Maravilha: a maior PPP da América Latina”, painel apresentado pelo Presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região Portuária (CDURP), Alberto Silva.

A carteira de projetos ativos a serem analisados pelo Programa de Concessões e Parcerias Público-Privadas, definida por meio da consultoria contratada com parceria com o Movimento Brasil Competitivo: McKinsey & Company, engloba: Centro de Eventos; Centro de Formação Olímpica; Acquário Ceará; Ceasa; Arena Castelão; Placas solares; Sistema metroviário (incluindo VLT Sobral, VLT Cariri, Linha Sul e VLT Parangaba-Mucuripe); Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP); Cinturão Digital; e Terrenos (incluindo Expoece, IPPOO I, Cavalaria e o antigo Centro de Convenções de Fortaleza), entre outros que serão incluídos posteriormente.

Com o programa de investimento em infraestrutura social e econômica para atrair o capital privado, a tendência é aumentar a disponibilidade do serviço público, melhorar a qualidade dos serviços prestados e, quando possível, desonerar o poder público e gerar receitas acessórias.

Conheça a Rede PPP

A Rede Intergovernamental para o Desenvolvimento das Parcerias Público-Privadas (RedePPP) tem por finalidade promover ações necessárias à elaboração de políticas, fixação de diretrizes e harmonização de procedimentos e normas relacionadas às parcerias público-privadas, bem como promover a colaboração mútua entre os estruturadores e gestores públicos de PPP da Federação.

Hoje a Rede conta com mais de 40 organizações, sendo representados por 18 Estados da Federação: Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe, e o Distrito Federal.

 

 

28.11.2016

Assessoria de Comunicação da Seplag
Luiz Pedro Neto e Joanna Cruz – (85) 3101.4495

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
(85) 3466.4898