IPECE divulga 3º PIB trimestral de 2016

21 de dezembro de 2016 - 11:45

Apesar de negativo, os analistas afirmam que o resultado mostra tendência de desaceleração de queda do PIB cearense

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará(IPECE) divulgou nestaquarta-feira (21.12) a análise do PIB do Ceará no 3º trimestre de 2016 em comparação com o mesmo período de 2015. O índice registradoindicaqueda menor do que a do mesmo período de 2015, sendo-1,23%agora e de -7,22% nosegundo trimestre do ano passado.

De acordo com o diretor de Estudos Econômicos do Instituto, Adriano Sarquis, e os analistas Alexsandre Lira e Nicolino Trompieri, a realidade mostrada no estudo trimestral é comum em todos os estados do Brasil devido à crise macroeconômica que o País enfrenta desde 2014. E que apesar  de negativo, o resultado mostra tendência de desaceleração de queda do PIB cearense

Outros sete estados também divulgam análise do PIB trimestral. Todos que divulgaram até a presente data, apresentaram resultados negativos. O pior índice foi observado no Espírito Santo (-14,5%), seguido da Bahia (-5,2%), de São Paulo (-3,9%), Minas Gerais (-1,9%), Rio Grande do Sul (-1,7%) e, por fim, o Ceará (-1,23%). Os Estados de Goiás e Pernambuco ainda não divulgaram os resultados do PIB no 3º trimestre de 2016.

O PIB trimestral é um indicador que mostra a tendência do desempenho da economia no curto prazo. O estudo é calculado com base nos resultados dos setores Agropecuária, Indústria e Serviços, e detalhados por suas atividades econômicas.

Setores

Neste 3º trimestre, o PIB da agropecuária cearense cresceu 7,43%.No mesmo período de 2015 o PIB da agropecuária foi de -26%. Os outros setores calculados apresentaram queda. A indústria teve decréscimode -6,18% e o setor de serviços -1,43%.

Como indica somente uma tendência de crescimento ou arrefecimento da economia, as informações e resultados são preliminares e sujeitos a retificações após cálculo das Contas Regionais definitivas, em conjunto com o IBGE e as 27 Unidades da Federação.

21.12.2016

Luiz Pedro Neto e Joanna Cruz – (85) 3101.4495