Encontro presencial do curso Estado e Políticas Públicas reúne 130 servidores

5 de abril de 2017 - 11:53

O evento apresentou e discutiu dimensões conceituais das Políticas Públicas no Estado Brasileiro.

Cerca de 130 servidores participaram, na manhã desta terça-feira (4), da aula presencial do curso Estado e Políticas Públicas. O curso faz parte do Programa de Formação Continuada em Gestão para Resultados (ProGpR), uma iniciativa da Secretária do Planejamento e Gestão (Seplag), realizada por meio da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará.

Com o tema Estado e Problemas Contemporâneos, o encontro foi conduzida por Ricardo George de Araújo, doutorando em Filosofia, com mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e professor da Universidade do Vale do Acaraú (UVA).

Durante o evento, Ricardo George explicou que muito mais que uma exposição teórica acerca das dimensões conceituais das Políticas Públicas no Estado Brasileiro, a aula é também um momento para refletir acerca dos problemas contemporâneos e, partindo da análise dos fatos históricos e da realidade atual, provocar discussões que contribuam na prática das atividades de planejamento, monitoramento e avaliação de políticas, programas e projetos.

É preciso que o servidor público ou agente do Estado seja sensível à realidade que o cerca, para compreender que sua função é fundamental no processo de inclusão das pessoas através das Políticas Públicas, garantindo a cidadania”, afirmou.

EstadoePolticas01

Abordando assuntos que permeiam as desigualdades no Brasil, o professor destacou que a exclusão é sentida de forma mais grave quando relacionada a questão de Gênero e Raça. Por isso, o desafio de elaborar e avaliar políticas públicas está para além dos dados obtidos. “Não trata-se de subjetivar as situações, porque é claro que os dados são fundamentais e nos ajudam muito, todavia, me preocupa como vamos trabalhar depois dos resultados mensurados, agindo com responsabilidade ética e política”.

Servidores e servidoras puderam trocar experiência e conhecimento, tirando dúvidas e contribuindo com pesquisas e estatísticas. Para Danielle Jucá, advogada e servidora do Estado, o curso traz reflexões fundamentais para a prática cidadã e de trabalho. “A experiência adquirida aqui contribui para despertar a nossa cidadania ativa, trazendo mais sensibilidade à nossa atuação enquanto servidores públicos”, disse.

EstadoePolticas 03

O próximo encontro presencial está marcado para o dia 25 de abril.

O ProGpR

Programa de Formação Continuada em Gestão para Resultados (ProGpR) tem como objetivo capacitar gestores e técnicos para a implementação do Ciclo de Gestão Estratégica, contribuindo para o fortalecimento da Gestão Pública para Resultados no Estado do Ceará.

04.04.2017
Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará