Segundo encontro do curso Estado e Políticas Públicas discute a cidadania

26 de abril de 2017 - 12:25

Gestores e servidores participaram da segunda aula do curso Estado e Políticas Públicas.

Dando continuidade ao cronograma dos cursos do Programa de Formação Continuada em Gestão para Resultados (ProGpR), a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará realizou, na manhã da última terça-feira (25), o segundo encontro presencial do curso Estado e Políticas Públicas.

Resgatando o conteúdo ministrado no primeiro encontro, o doutorando e professor de filosofia, Ricardo George de Araújo, propôs para este momento uma abordagem mais direcionada, que evidencia o desenvolvimento da cidadania em meio a estruturação do Estado conceitos e ciclos das Políticas Públicas.

Ao longo de sua fala, o professor fez uma relação comparativa da prática cidadã tanto nas microestruturasquanto nas macroestruturas. Para ele, a cidadania é uma conquista e, no jogo social, o indivíduo precisa ser consciente que suas ações, ainda que se desenvolvam dentro do lar ou no bairro onde mora, vão causar impactona sociedade. A ideia de se responsabilizar é desconfortável, por isso, viver no espaço público requer coragem”, afirmou.

Refletindo sobre o atual momento social e político no quala humanidade está vivendo, professor destacou que a sociedade está cada vez mais plural, conectada e informada, o que exige um esforço maior para compreender a dinâmica social.

Atualmente, vivemos em disputas constantes, dessa forma, é necessário pensar a mudança com base na realidade e, sendo conscientes dos conflitos humanos, devemos buscar minimizar as desigualdades e evitar que atrocidades se repitam na história da humanidade”, pontuou.

Ricardo acrescentou que o exercício da cidadania é ainda mais desafiador para os agentes e servidores públicos que, além de serem cidadãos, sempre precisam pensar e agir de maneira coletiva para elaborar e implementar as políticas públicas. 

servidoraanizia

Motivada pelos assuntos que foram tratados durante as aulas, Anisia DiléiaReges, servidora da Procuradoria Geral da Justiça (PGJ-CE),participou dos encontros e expôs sua opinião acerca do curso e da atuação dos agentes públicos para a garantia da implementação das Políticas Públicas.

Além do conhecimento, esse momento nos alerta, porque faz com que a gente reflita sobre a importância do nosso papel enquanto cidadãos que lidam com outros cidadãos que buscam o Estado. O curso planta em nós uma necessidade de garantir que as Políticas Públicas sejam eficientes”, disse.

Conteúdo Multimídia

Os dois encontros presenciais do curso Estado e Políticas Públicas foram gravados e, em breve, os vídeos serão disponibilizados.

26.04.2017
Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará