Ipece disponibiliza Anuário Estatístico do Ceará 2016

4 de maio de 2017 - 12:10

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) disponibiliza nesta quinta-feira (04/05), às 10 horas, o Anuário Estatístico do Ceará 2016, o qual pode ser consultado no site do Instituto (www.ipece.ce.gov.br). A publicação possui periodicidade anual, abrangendo indicadores estatísticos que possibilitam a análise de diversos aspectos socioeconômicos e geográficos dos municípios cearenses e do estado do Ceará.

Especificamente, o Anuário contempla informações relativas à caracterização do território, demografia, indicadores de qualidade de vida (saúde, educação, segurança pública, entre outros), infraestrutura, aspectos econômicos (agropecuária, indústria, serviços, entre outros) e finanças públicas.

Na seção Aspectos Econômicos, a análise do Produto Interno Bruto (PIB) é destaque. Avaliando a participação do PIB segundo os municípios cearenses a partir dos dados disponíveis no Anuário, verifica-se, que a economia cearense é concentrada em Fortaleza, uma vez que a capital do estado deteve 45% do PIB do Estado em 2014 (último dado disponível).

Outra publicação lançada pelo Ipece corresponde ao Painel de Indicadores Socioeconômicos dos municípios cearenses, gerada a partir dos dados do anuário estatístico. Nesta publicação, podem-se consultar os municípios que obtiveram o melhor desempenho no tocante a diversos indicadores socioeconômicos, como por exemplo: taxa de mortalidade infantil, taxa de acidente vascular cerebral (AVC), taxa de escolarização no ensino fundamental e médio, entre outros.

Desse modo, o Ipece espera que a base de dados disponibilizada pelo Anuário Estatístico possa subsidiar o planejamento em âmbito municipal e estadual, configurando-se em fonte de informação relevante para qualificar o processo de decisão dos gestores públicos com vistas à promoção do desenvolvimento sustentável e, consequentemente, melhoria da qualidade de vida da população cearense.

 

03.05.2017

Assessoria de Comunicação da Seplag
Darlan Moreira, Joanna Cruz e Luiz Pedro Neto – (85) 3101.4495

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
(85) 3466.4898