Seplag recebe 1º estagiário do programa Summer

6 de junho de 2017 - 16:58

A Seplag selecionou 2 Summers para 2017. O estágio é voluntário e as despesas do estudante são de sua própria responsabilidade.

A Secretaria do Planejamento e Gestão, em Acordo de Cooperação com a Vetor Brasil, iniciou esta semana o programa de estágio não remunerado denominado Summer em Gestão Pública, para estudantes de graduação e pós-graduação de universidades estrangeiras.

Podem se candidatar para o programa Summer estudantes brasileiros que estejam cursando graduação ou pós-graduação no exterior, e que queiram ter uma experiência profissional no Governo durante as férias de verão.

O processo seletivo é feito totalmente on-line. Inclui um teste de atualidades, perguntas de valores e motivação, e entrevista via skype. Os aprovados pelo processo do Vetor Brasil são indicados a uma ou mais vagas em Governos, onde passam por uma entrevista final de aprovação para o estágio.

A Seplag selecionou 2 Summers para o ano de 2017. Depois de serem recrutados pela entidade Vetor Brasil, passaram por seleção nas Coordenadorias de Gestão de Pessoas da Seplag (Cogep) e de Planejamento, Orçamento e Gestão (Cplog), e ainda com secretário executivo da Seplag, Julio Cavalcante.

Engenheiro pela Universidade de São Paulo, com duplo diploma pela École Centrale de Nantes, na França, Marco Camargo é o primeiro Trainne Summer da Seplag. Ele cursa Mestrado em Administração Pública em Desenvolvimento Internacional (MPA/ID) na Harvard Kennedy School, nos Estados Unidos.

Paralelo às atividades acadêmicas, Marco se dedica a outras ações e projetos nos Estados Unidos relacionados ao Brasil. É atualmente co-presidente da Conferência Brasileira realizada entre Harvard e MIT (Brazil Conference Harvard/MIT 2018); participa do grupo de brasileiros da Harvard Kennedy School promovendo discussões entre alunos e professores sobre temas relevantes do Brasil; e participa da rede de Lemann Fellows que congrega estudantes e profissionais brasileiros que buscam trabalhar nos desafios sociais e econômicos do Brasil. “Trabalhar como Trainee na Secretaria do Planejamento e Gestão do Governo do Estado do Ceará é uma oportunidade muito boa de aprender mais sobre os desafios e projetos do Estado e de pôr em prática elementos da minha experiência profissional como consultor em gestão assim como conceitos e práticas aprendidos no meu mestrado”, afirma o Trainee.

O período de atuação de cada Summer será de no máximo 12 semanas (entre maio e setembro). O Trainne Summer é voluntário e as despesas do estudante são de sua própria responsabilidade.

Atuação na Seplag

Dentre os processos do Ciclo da Gestão Estratégica, os trainees participarão mais ativamente da Pactuação de Compromissos, cujo objetivo previsto no decreto de regulamentação do Modelo de GpR é definir e contratualizar os principais compromissos setoriais (desafios, indicadores, metas, projetos e entregas), tendo em vista a consecução das estratégias estabelecidas no Plano Estratégico de Desenvolvimento de Longo Prazo, nas Agendas Estratégicas Setoriais, obedecendo ao estabelecido no Plano Plurianual.

Conheça um pouco mais o Trainee Summer Marco Camargo

Marco desenvolveu sua trajetória profissional na Bain & Company como consultor em estratégia e gestão onde atuou em projetos para o setor privado e o setor público tanto no Brasil quanto em países da América Latina durante quatro anos.

Em um desses países, atuou junto ao governo na concepção e implementação de um Plano Integral de Desenvolvimento das Industrias de Base no País. Como consultor, coordenou as atividades de estudos de pré-viabilidade de industrias priorizadas assim como o desenvolvimento de políticas públicas para promover a industrialização e maximizar o impacto econômico e social dos projetos. Com o setor privado, Marco colaborou em projetos de desenho de estratégia, implementação, diligência corporativa em setores financeiros, varejo e bens de consumo.

Marco também se envolveu com projetos voluntários na Bain & Company, onde estruturou as atividades de impacto social dentro da empresa. Passou 6 meses trabalhando para a Endeavor Equador, no desenvolvimento da estratégia de sustentabilidade financeira.

06.06.2017

Darlan Moreira, Joanna Cruz e Luiz Pedro Neto – (85) 3101.4495