Governo reúne em Aracati lideranças regionais para aprimorar planejamento estadual

7 de julho de 2017 - 14:24

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), promoveu na quarta-feira (05.07), na cidade de Aracati, a terceira “Oficina Regional de Monitoramento Participativo”, com o objetivo de, junto com a sociedade, avaliar a efetividade das políticas públicas contidas no Plano Plurianual estabelecido para o período 2016-2019.

O evento – que teve início às 9 horas e foi realizado na Escola Elza Maria Porto Costa Lima – contou com mais de duzentas pessoas da região do litoral leste cearense, que inclui os municípios de Aracati, Beberibe, Fortim, Icapuí, Itaiçaba e Jaguruana. Em pauta temas como assistência social a comunidades vulneráveis, segurança pública e desenvolvimento econômico.

“É um momento de reflexão sobre os objetivos estratégicos que nós definimos há dois anos. Queremos, de forma transparente, saber onde avançamos, o que precisa ser desenhado em termos de políticas públicas e, se for o caso, quais novas prioridades essa região tem”, explicou durante a abertura do evento o coordenador de Planejamento da Seplag, Avilton Júnior.

DSC 0951

Avanços

João Luís do Nascimento, representante da comunidade quilombola do Qumbe (Aracati), destacou os avanços que as oficinas do Plano Plurianual trouxeram para comunidades negras, índias, de pescadores artesanais e pequenos agricultores. “Participei de evento semelhante em 2015, em Jaguaruana e passamos a ter, desde então, melhor diálogo com setores do governo estadual”.

“Antes muita atenção era dada para o turismo de massa aqui na região, ou grandes empreendimentos do agronegócio. E a gente se sentia à margem, pois não tinha estrutura adequada para elaborar projetos técnicos, participar de editais. Mas agora temos uma comunicação mais fácil com o governo em relação às nossas necessidades e demandas”, acrescentou João Luís.

DSC 0953

O evento também foi de solicitações às equipes do governo estadual. O major Giuliano Rocha, que comanda o corpo de bombeiro em Aracati e demais cidades da região litoral leste, por exemplo, pediu mais atenção ao projeto Jovem Bombeiro Voluntário, que acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

“Esse projeto deu resultados fantásticos em relação à elevação da autoestima desses jovens, na formação cidadã deles. Num momento em que vivemos tantos problemas com jovens no que diz respeito ao contato com drogas, violência é importante tentar fortalecer essa iniciativa”, ponderou Giuliano Rocha, que durante o evento participou do painel Ceará Pacífico.

O Prefeito de Itaiçaba, José Erenarco da Silva, que liderou uma comitiva de 15 pessoas da sua cidade durante a oficina, demonstrou preocupação em debater problemas relacionados a “investimento, geração de renda e oportunidades de trabalho” na região. “Por falta de segurança hídrica, uma única empresa suspendeu a contratação de mais de mil pessoas aqui na região”, argumentou.

Na avaliação do prefeito de Itaiçaba, as oficinas de planejamento participativo promovidas pelo governo estadual são um momento importante para debater essas questões. “Sabemos que não existem soluções fáceis, mas essa abertura, esse diálogo é um caminho para tentarmos um desenvolvimento socioeconômico equilibrado para a região”.

DSC 0890

O prefeito de Aracati, Bismark Maia, disse ter pensamento semelhante. “O momento é de dificuldade para muitos municípios. E o diálogo entre o poder público e a sociedade, entre os municípios de cada região com foco num planejamento consistente, no estabelecimento de prioridades e consensos é uma ferramenta essencial para conseguirmos avanços”, afirmou.

DSC 0971

07.06.2017