Embaixador de Israel visita o Ceará com interesse em projetos na área de recursos hídricos

8 de agosto de 2017 - 18:58

Desde o inicio desta semana, o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, cumpriu uma agenda intensa de visitas a representantes dos poderes executivo e legislativo cearenses – além de órgão federais –  para manifestar o interessedo seu país em participar de parcerias ou investimentos em duas questões relevantes para o Ceará: recursos hídricos e segurança pública.

Na tarde da segunda-feira, acompanhado pelo deputado estadual Carlos Matos – cuja atuação parlamentar tem entre focos principais a questão do abastecimento hídrico para produção agroindustrial e consumo humano – o embaixador visitou a Secretaria do Planejamento de Gestão do Ceará (Seplag) e destacou a competência do seu país em temas como a dessanilização de águas do mar e reuso de água.

“Dispomos de tecnologias  avançadas na área de recursos hídricos. Para se ter ideia, temos mais de 8,4 milhões de habitantes e conseguimos abastecer quase 80% da nossa demanda com água com dessanilizada”, observou o embaixador durante encontro com os secretários Adjunto e Executivo da Seplag –  Sérgio Cavalcante e Júlio Cavalcante, respectivamente.

“Temos várias tecnologias disponíveis para tratamento e reuso de água (osmose reversa, procedimentos mecânicos ou tratamento biológico). O que vocês precisam é dizer exatamente o que pretendem, porque temos plenas condições de suprir a demanda a custos competitivos”, argumentou o embaixador Shelley durante o encontro na Seplag.

O embaixador também ressaltou que não há razão para preocupação com o investimento nessas tecnologias. “Em dois, três anos a tendência é que esse investimento inicial seja compensado e os preços se equiparem à média do mercado. A vantagem é que vocês  terão depois tecnologia e segurança hídrica permanentes”.

Shelley também colocou à disposição do estado a experiência israelense em tecnologias voltadas à segurança pública, a exemplo do monitoramento das cidades por sistema de vigilância por câmeras. “Esse é um tema (segurança pública) que  interessa especialmente ao estado do Ceará”, ponderou o secretário-adjunto da Seplag,  Sérgio Cavalcante.

Durante visita ao Ceará, o embaixador de Israel também manteve contatos com o governador Camilo Santana e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio;  com as as presidências do Banco do Nordeste e da Assembleia Legislativa (na terça-feira); a reitoria do Instituto Federal de Educação (IFCE); a  Cagece e as secretarias estaduais das Cidades, da Segurança Pública e Defesa Social e Turismo. 

 

08.08.2017

Assessoria de Comunicação da Seplag
Darlan Moreira, Joanna Cruz e Luiz Pedro Neto – (85) 3101.4495

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
(85) 3466.4898