Eudoro Santana aborda o tema “Idéias para o Ceará do Futuro” no Fórum Ceará em Debate, nesta sexta, no Ipece

29 de agosto de 2017 - 19:45

“Idéias para o Ceará do Futuro” é o tema que vai ser abordado por Eudoro Walter de Santana, superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), secretário Executivo do Conselho da Cidade de Fortaleza e Coordenador do Pacto Por Um Ceará Sustentável, no Fórum Ceará em Debate, que vai ser realizado nesta sexta-feira (01), às 09h30min, no auditório do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), que fica no Edifício Seplag (térreo), no Centro Administrativo Governador Virgílio Távora.

Eudoro Santana é o segundo convidado para participar do Fórum, que teve palestra inaugural realizada, no último dia 18, pelo secretário de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado, Francisco de Queiroz Maia Júnior, sobre o tema “O Ceará Precisa de um Novo Modelo de Desenvolvimento?”. O Fórum Ceará em Debate é uma iniciativa do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e  Seplag.

Eudoro Walter de Santana é Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Equipamentos de Petróleo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Concursado da Petrobras, foi deputado estadual por quatro mandatos, destacando-se no parlamento como estudioso do Orçamento Público e dos Recursos Hídricos, tendo assumindo presidência da Comissão de Agropecuária e Recursos Hídricos. Atuou também em mais oito comissões técnicas da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará.

O palestrante exerceu vários cargos na Administração Pública, entre eles: Diretor Regional do INCRA, Secretário de Agricultura e Reforma Agrária do Estado do Ceará, Presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), Diretor Geral do DNOCS por oito anos, Secretário Executivo do Conselho de Altos Estudos da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, oportunidade em que articulou diálogo com sociedade promovendo encontros, seminários, reuniões que resultaram em três importantes Pactos: Pacto Pela Vida, Pacto das Águas e Pacto Pelo Pecém.

FÓRUM

Para o professor Flávio Ataliba, diretor Geral do Ipece, a idéia do Fórum é resgatar – e ao mesmo tempo aperfeiçoar – o que existia no passado recente, quando um amplo debate era realizado entre governo e sociedade civil, objetivando apresentar soluções para principais problemas e desafios do Estado. E isso é ainda mais importante no atual momento, quando o país passa por grande dificuldade nas suas políticas econômica e social, impondo aos governos estaduais que busquem atitudes inovadoras de gestão pública. “O Fórum é de suma importância, pois permite o debate de temas fundamentais para o desenvolvimento do Ceará sob o ângulo não somente do Governo, já que é aberto para toda a sociedade. Dessa forma, permite várias visões sobre um mesmo assunto, o que proporciona, sem dúvida alguma, a apresentação de novas idéias.

Assessoria de Comunicação do Ipece

(85) 3101.3509