Seplag visita Complexo Industrial e Portuário do Pecém

11 de setembro de 2017 - 14:22

 

Grupo formado por dirigentes, coordenadores e bolsistas da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) visitou na quarta-feira (dia 06) o  Complexo Industrial e Portuário do Pecém, cujas instalações se dividem entre os municípios de São Gonçalo do Amarante e Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza.

O grupo da Seplag foi recepcionado por Mário Lima, presidente da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) – um distrito industrial que concede isenções, benefícios fiscais e cambiais a empresas voltadas basicamente ao mercado exterior, com vendas internacionais não inferior a 80% dos bens e serviços.

Durante o encontro, Mário Lima destacou que a ZPE do Ceará foi a primeira a entrar em operação no Brasil e, ao longo de dois anos de funcionamento, já recebeu duas premiações internacionais. “Isso se deu pelo porte das empresas que já estão na ZPE e pelo fato de termos um instituto federal de educação técnica nas nossas  instalações”, explicou.

Mário Lima também salientou que muitas indústrias  já manifestaram interesse em se instalar na ZPE Ceará, cuja área ultrapassa seis mil hectares. “Temos empresas na área de metalurgia, autopeças, pescados, frutas e um pólo de beneficiamento de granito que estão vindo se instalar na ZPE. Estamos numa fase promissora de expansão da ZPE”, acrescentou. 

Ele também atribuiu parte do êxito da ZPE à logística portuária, que tende a ser ampliada ainda mais com o alargamento do canal do Panamá e a possível parceria como o porto holandês de roterdã. “Pecém é um projeto ousado e, é importante reconhecer, que teve participação intensa do atual secretário do Planejamento e Gestão, Maia Júnior”, observou na ocasião.

Após visita à ZPE, a equipe da Seplag conheceu a instalações da Companhia Siderúrgica do Pecém –  que hoje responde por mais de 15 mil empregos (diretos e indiretos) e que deve produzir em 2017 cerca de 2,7 milhões de toneladas de placas de aços – que hoje são exportada para 14 países na América, Europa e Ásia.

“Somos um empreendimento de sucesso e muito desse êxito teve participação direta dos sucessivos governos cearenses, que mantiveram firme compromisso em investir em infraestrututura e criar facilidades para a consolidação desse projeto”, observou Nelson Silveira, diretor de relações institucionais da CSP.

Nelson Silveira também destacou o papel importante do secretário Maia Júnior tanto na construção do Porto do Pecém como nas tentativas de atrair indústrias âncoras, a exemplo da CSP, naquele complexo. “Todas as pessoas com quem converso são unânimes em reconhecer a dedicação dele (Maia Júnior) a esse Complexo”, observou.

O secretário Maia Júnior afirmou que consolidar o porto do Pecém foi uma tarefa árdua. “Começamos do zero, fazendo medições num imenso areial, e tivemos que avançar 2 quilômetros no mar para fazer o porto. Mas hoje é uma realidade pujante, uma obra que desperta interesse de todos operadores em logística no mundo”.

Após presenciar obras de ampliação do porto e a operações da CSP, o grupo da Seplag também visitou o Instituto Federal de Educação (IFCE) instalado no Complexo do Pecém, onde conheceu laboratórios e os esforços do órgão na formação de técnicos para trabalhar nas empresas do Pecém – que hoje já geram cerca de 50,8 mil empregos diretos.

 

CSP 6583 S

DSC 2023

DSC 2006

DSC 2012

DSC 2017

DSC 2027

DSC 2033

DSC 2043

DSC 2040

11.09.2017

Assessoria de Comunicação da Seplag
Darlan Moreira, Joanna Cruz e Luiz Pedro Neto – (85) 3101.4495

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
(85) 3466.4898