Sistema Cearense de Participação Cidadã é apresentado na Seplag

11 de setembro de 2017 - 11:44

Na terça-feira (29.08) a consultoria IADH-DELOS apresentou, na Secretaria do Planjeamento e Gestão – Seplag, o Sistema Cearense de Participação Cidadã (SCPC) com seus princípios, dimensões, Plano de Implementação e ações de capacitação.

Estiveram presentes servidores e colaboradores das secretarias setoriais, representantes de conselhos, colegiados territoriais e da rede de ouvidores do Estado.

Após a apresentação do Coral da Seplag, o secretário executivo Júlio Cavalcante, que representou o secretário Maia Júnior no evento, deu boas vindas aos presentes e ressaltou a importância do Sistema Cearense de Participação Cidadã. “Trata-se de uma ferramenta de diálogo entre o Governo e os cidadãos e que ainda terá conexão com as redes sociais.”, afirmou Júlio Cavalcante.

O Sistema tem como objetivo melhorar a participação cidadã em cada um dos seguintes processos: Planejamento Plurianual (PPA) Participativo e Regionalizado; Planejamento de Longo Prazo (Plano Estratégico Ceará 2050 e Pactos dos 7 Cearás);  Planejamento do Desenvolvimento Territorial (Planos e Agendas Territoriais); Planejamento Setorial (Planos Setoriais e Dinâmicas dos Conselhos de Políticas Públicas Setoriais e Transversais); Ouvidoria (Conexão com Modelo de Relacionamento Público com o Cidadão e Integração com Ferramentas de Planejamento).

Os consultores apresentaram ainda um protótipo da Plataforma Digital, que terá duas grandes funcionalidades: Participação e controle social, com a disponibilização de ferramentas digitais de conferências e audiências públicas; e Comunicação e divulgação de informações, provendo mecanismos para publicação de notícias, clipping, ambientes webrádio e webtv e tutoriais de capacitação. “A ideia é desenvolver mecanismos de comunicação, espaços de conferências e consultas à distância para que o cidadão possa participar mais e melhor. Os gestores precisam estar mais abertos à participação e a sociedade civil precisa continuar acreditando no seu poder de participação.” afirmou o coordenador de Planejamento, Orçamento e Gestão da Seplag (Cplog), Avilton Júnior.

DSC 9095

DSC 9077