Seplag avalia futuro do agronegócio cearense

21 de setembro de 2017 - 18:18

Meta é usar de forma mais adequada recursos disponíveis para gerar maior riqueza no setor

 
Sob a coordenação da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), representantes do governo estadual, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)  e consultores e empresários discutiram, na quinta-feira (dia 21) estratégias para dinamizar o agronegócio no Ceará nos próximos anos.

 

A intenção, segundo o secretário Maia Júnior, é planejar estratégias para já em 2018 elevar produção agropecuária, o emprego e a renda rural. ” Sofremos com a estiagem nos últimos anos, mas temos uma infraestrutura que pode nos permitir aproveitar melhor as oportunidades do  agronegócio cearense”, ponderou.


 
Na avaliação do secretário esse avanço será alcançado quando o poder público, os empresários e o conhecimento técnico estiverem articulados. Ele acrescentou que a reunião é o início de um processo que pretende conjugar esforços e eleger prioridades para a retomada do desenvolvimento do agronegócio cearense.


 
Durante o encontro, o secretário sugeriu a criação de setor específico no âmbito do Instituto de  Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) para repensar formas de agregar maior valor à produção, otimizar o uso dos recursos hídricos e aumentar a renda dos trabalhadores rurais.

O diretor-geral do Ipece, Flávio Ataliba, informou que uma nova reunião com os atores envolvidos (governo, empresários e pesquisadores) será programada para os próximos dias – e que ainda este ano deverá estar pronto um planejamento para estimular a produção agropecuária cearense.

 

21.09.2017

Assessoria de Comunicação da Seplag
Darlan Moreira, Joanna Cruz e Luiz Pedro Neto – (85) 3101.4495

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
(85) 3466.4898