Secretários Maia Jr. e Mauro Filho visitam projetos no interior cearense

26 de setembro de 2017 - 17:56

Acompanhado do secretário estadual da Fazenda, Mauro Filho, do diretor de Agronegócio da Adece, Silvio Carlos Lima, do secretário-executivo da Seplag, Júlio Cavalcante e do produtor rural João Teixeira, o secretário Maia Júnior visitou, no dia 22 de setembro, duas empresas com ações relevantes na região jaguaribana.

A primeira visita foi dedicada à unidade fabril da empresa CBL/Alimentos (Betânia), no município de Morada Nova, que produz leite e derivados no Ceará e em outros três estados nordestinos – Pernambuco, Paraíba e Sergipe.

O presidente da Betânia, Bruno Girão, em breve palestra, para os visitantes explicou que apesar dos seis anos consecutivos de seca na região os negócios da empresa – que tem mais de 1800 funcionários – continuam evoluindo.

“A água ainda é uma questão central, poderia ter um preço até mais elevado desde que haja oferta garantida para produzir”, observou o presidente da Betânia – empresa que trabalha com 2,8 mil pequenos fornecedores cearenses que recebem quase de R$ 15 milhões por mês com a venda de leite.

Também presente à reunião, o consultor Francisco Zuza ponderou que a pecuária é cadeia do agronegócio que mais cresce na região Nordeste. “Mesmo diante desses anos de seca a produção de leite no Ceará, por xemplo, cresceu 5% entre os anos 2011 e 2013, gerando uma renda de 464 milhões no campo”.

Em Morada Nova, o secretário Maia Júnior informou que o governo estadual está atento ao potencial do agronegócio e que pretende criar uma gerência dedicada ao tema no âmbito do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), que é vinculado à Secretaria do Planejamento e Gestão.

“O Governo tem três propósitos claros em relação ao agronegócio cearense: elevar a produção; agregar maior renda aos negócios no campo; e gerar mais empregos na área rural”, afirmou Maia Júnior.

Pereiro

A segunda visita foi ao município de Pereiro, distante 334 quilômetros de Fortaleza, onde a comitiva conheceu duas empresas vinculadas ao mesmo grupo –  a Nossa Fruta, produtora de polpas; e a Brisanet, provedora de acesso a telefonia, TV e internet.

A Nossa Fruta trabalha em parceria com produtores familiares, garantindo a compra da produção e fornecendo acesso a tecnologia de irrigação de ponta – que utiliza um litro de água por semana, por exemplo, no cultivo de acerola.

a Brisanet, por sua vez, emprega cerca de 1700 funcionários – 600 pessoas apenas na cidade de Pereiro – que levam comunicação por ondas de rádio ou fibra ótica para mais de 150 mil residências  – das quais cerca de 100 mil e as demais distribuídas  em cidades do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba.    

Reconhecida pela qualidade dos serviços e pelas soluções inovadoras, a Brisanet foi fundada, há duas décadas, pelo cearense de Pereiro José Roberto Nogueira -praticamente um autodidata que desde criança tinha grande interesse por eletrônica.

“Aos 21 anos migrei para São José dos Campos (SP) com o propósito de trabalhar na Embraer (fabricante de aviões). Mas sempre  tive a ideia de retornar ao sertão cearense e contribuir com o desenvolvimento da minha região”, explicou José Nogueira.

“O que vimos nas visitas à Betânia e a Brisanet foi realmente surpreendente. Empresas instaladas no semi-árido, que avançam e nos provam que com determinação e competência é possível progredir mesmo em situações adversas”, conclui após as visitas o secretário Maia Júnior.

Viagem 2032

Viagem 2062

Viagem 2045

Viagem 2061

Viagem 2040

 

 

26.09.2017

Assessoria de Comunicação da Seplag
Darlan Moreira, Joanna Cruz e Luiz Pedro Neto – (85) 3101.4495

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
(85) 3466.4898