eSocial no Poder Público é tema de mais uma Reunião Técnica promovida pela Seplag

11 de outubro de 2017 - 11:51

Coordenadoria de Gestão de Pessoas apresentou Módulo Qualificador do eSocial às equipes de diversas setoriais

Dando continuidade ao ciclo de capacitação sobre o eSocial, a equipe da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep) da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) realizou, na tarde da última sexta-feira (06.10), Reunião Técnica com as Secretarias e Entidades com o objetivo de repassar orientações às equipes setoriais para a operacionalização do Módulo Qualificador do eSocial.

O Módulo Qualificador é uma ferramenta tecnológica desenvolvida pelas equipes da Coordenadoria de Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotec) e da Cogep da Seplag para monitorar o processo de Qualificação Cadastral permitindo o acompanhamento das inconsistências cadastrais do eSocial.  A ferramenta deve facilitar o trabalho dos setores de Recursos Humanos de Órgãos e Entidades da Administração Pública Direta, Autarquias, Fundações e Empresas Públicas do Governo do Ceará.

A partir da base de dados da Folha de Pagamento e o eSocial, a Seplag identificou mais de 45 mil cadastros com algum tipo de inconsistência que deverão ser tratados pelos RH’s de cada unidade administrativa com a maior brevidade possível, dado o prazo para início do eSocial previsto no Decreto Federal Nº 8373/2014, de julho de 2018.

Saiba mais sobre o eSocial

O eSocial foi instituído em 2014 por Decreto Federal e substituirá todos os relatórios enviados pelos órgãos com fins fiscais. É obrigatório para toda a administração pública  estadual a partir de julho de 2018. O programa é desenvolvido e coordenado pelo Ministério da Fazenda (Receita Federal), Ministério da Previdência Social (Instituto Nacional do Seguro Social – INSS), Ministério do Trabalho e Emprego e Caixa Econômica Federal.

Qualificação Cadastral

A primeira etapa do eSocial é a Qualificação Cadastral. Neste processo os dados cadastrais dos servidores, aposentados, pensionistas e demais colaboradores (estagiário/residentes/bolsistas) são analisados pelo Sistema do eSocial e confrontados com a base do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Quando identificada inconsistências o contribuinte deve procurar a Instituição com competência para resolver cada situação, podendo ser o Órgão onde está lotado no Governo do Ceará, caso o erro esteja na base de dados do Estado, ou em Órgãos Federais, quando o erro estiver na base de dados da Receita Federal, do Banco do Brasil, da Caixa Econômica ou do INSS.

DSC 9305

DSC 9309

DSC 9284

11.10.2017

Assessoria de Comunicação da Seplag
Darlan Moreira, Joanna Cruz e Luiz Pedro Neto – (85) 3101.4495