Secretário Maia Junior expõe projetos do Governo no Sindilojas

19 de outubro de 2017 - 14:06

A convite do Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza (Sindilojas) o secretário Maia Júnior (Seplag) fez um balanço das principais ações e projetos do governo do Ceará, além de expor estratégias futuras do atual em termos de desenvolvimento econômico e social para o estado.

No início do evento, realizado na terça feira (dia 17), na sede do Sindilojas, no centro de Fortaleza, Maia Júnior destacou questões relacionadas à segurança hídrica, ressaltando que desde 1986 os reservatórios cearenses não experimentavam quatro anos seguidos de tão baixa recarga de água quanto o verificado entre 2012 e 2016.

“A cada período da nossa história temos a impressão de que uma grande obra hídrica vai nos trazer tranquilidade por décadas. Foi assim com o açude Orós, o Canal do Trabalhador e o Castanhão. Mas não tem sido suficiente, porque o consumo humano e do setor produtivo vem crescendo muito no estado”, observou o secretário.

Na avaliação de Maia Júnior, para assegurar o abastecimento nos próximos anos é essencial a conclusão da transposição do rio São Francisco (cuja término de 98% das obras está previsto para o final desse ano) e do Cinturão das Águas (que vai atender 12 bacias hídricas, ofertando água para 93% da população cearense).

Na área social, entre outras iniciativas, o secretário listou investimentos em ações estratégicas na área de segurança pública, expansão e interiorização do sistema de saúde e escolas em tempo integral, além da ênfase ao programa Mais Infância.

Em termos de infraestrtura, ele informou que constam entre os projetos prioritários a melhoria das rodovias cearenses, investimentos no Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) e nas linhas Sul e Leste do Metrô, a consolidação do “hub” no aeroporto Pinto dos Martins e a possível parceria do Pecém com o porto holandês de Roterdã, com  entre outros.

No encontro, Maia Júnior também falou da intenção do governo do Ceará de realizar concessões ou parceria público privadas (PPPs) na área de dessanilização e reuso da água, placas solares, e também em relação a equipamentos como o Centro de Eventos, a Arena Castelão ou sistema metroviário.

O secretário Maia Júnior também destacou a ênfase que vem sendo dada aos investimentos para consolidar uma gestão pública eficiente, englobando iniciativas que visam aperfeiçoar processos públicos e os projetos de Governo para entregar resultados concretos à população cearense.

Ao final da exposição do secretário Maia Júnior, o presidente do Sindilojas, Cid Alves, destacou a qualidade da apresentação. “Foi tudo muito lógico, lúcido e, acima de tudo, capaz de ser realizado. Tudo muito pragmático, na linha que nós empresários realmente esperávamos ouvir”.

IMG-20171017-WA0051

19.10.2017

Assessoria de Comunicação da Seplag
Darlan Moreira, Joanna Cruz e Luiz Pedro Neto – (85) 3101.4495

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
(85) 3466.4898