Seplag debate cenários econômicos e alternativas de investimentos para recursos do Supsec

23 de outubro de 2017 - 14:56

Tema foi objeto de apresentação do gerente de investimentos da Caixa de Previdência dos Funcionários do BNB

O Gerente de Investimentos Mobiliários da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil – Capef, Marcelo D’Agostino,  realizou apresentação sobre as perspectivas do atual cenário nacional e internacional para o final de 2017 e para o ano de 2018, com foco para a produção, pela Secretaria do Planejamento e Gestão – Seplag, da política de investimentos dos fundos do Supsec, conforme as diretrizes aprovadas pelo Comitê Estadual de Investimentos da Previdência Social – Ceips.

A iniciativa foi da Secretaria do Planejamento e Gestão – Seplag, órgão gestor do Sistema Único de Previdência Social do Estado do Ceará – Supsec, por meio da Coordenadoria de Gestão Previdenciária – Cprev. A apresentação foi realizada no último dia 11/10, na Sala de Reuniões da Seplag, e teve a presença do Secretário Adjunto da Seplag, Sérgio Cavalcante, do coordenador da Cprev, Robson Fontoura, do orientador da Cefin/Cprev, Wandermon Corrêa, do orientador da Cepat/Cprev, Isaac Figueiredo, e do assessor da Seplag/Cegap, Francisco Rabelo.

Marcelo D’Agostino destacou o atual cenário do mercado financeiro internacional, notadamente em relação aos Estados Unidos, à Europa e à China. Quanto cenário nacional, foram comentadas as perspectivas para o final de 2017 e para o ano de 2018, no que se refere à taxa básica de juros SELIC, à inflação, ao PIB e ao dólar. 

Marcelo destacou ainda a redução da Selic no decorrer de 2017, sendo esperado pelo mercado que os juros básicos da economia cheguem a 7,0% ao ano até o final desse ano; e que deve se manter em 2018 nesse patamar. Observou que há expectativa de redução da inflação para cerca de 3,0%, ao final de 2017 e, para o final de 2018, que atinja cerca de 4,0%. Ressaltou que, atualmente, estão sendo discutidas alterações na Resolução CMN nº 3.922/2010, norma que define os limites de investimento para os recursos dos Regimes Próprios de Previdência Social – RPPS.

Essa reunião fez parte das ações da Seplag para a melhoria contínua das análises e definições das políticas de investimentos anuais relativas aos recursos previdenciários do Supsec, objeto do trabalho do Ceips, sempre na busca da melhoria da rentabilidade dos recursos aplicados e fundamentados na prudência, solidez e segurança dos investimentos junto à Caixa Econômica Federal.

DSC 9334

23.10.2017

Assessoria de Comunicação da Seplag
Darlan Moreira, Joanna Cruz e Luiz Pedro Neto – (85) 3101.4495