Secretário fala na Fiec sobre modelo de gestão do Ceará

26 de outubro de 2017 - 18:14

Maia Júnior abordou as conquistas, desafios e projetos futuros do Governo do Ceará

Na noite de terça-feira (dia 24), no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), o secretário do Planejamento e Gestão, Francisco de Queiróz Maia Júnior fez uma apresentação sobre as conquistas, desafios e projetos futuros do governo cearense para um grupo formado essencialmente por empresários – mas que também foi acompanhada com atenção por gestores públicos, economistas e jornalistas.

Entre os avanços consolidados nas últimas três décadas, o secretário Maia Júnior citou o compromisso com a responsabilidade fiscal no estado, ressaltando que levantamentos feitos por vários institutos e pesquisadores posicionaram o Ceará como a unidade da Federação brasileira de melhor desempenho nesse quesito. “Não somos uma maravilha, mas temos solidez fiscal – o que está se tornando raro no país”, observou.

O secretário destacou que o equilíbrio fiscal é um diferencial importante, pois torna o estado mais competitivo no momento de celebrar contratos e atrair investimentos. Citou como exemplo o interesse estrangeiro da empresa aeroportuária alemã Fraport em participar de concorrência para operar o aeroporto internacional Pinto Martins, além do estágio avançado nas negociações com o porto holandês de Roterdã no gerenciamento do complexo do Pecém.

Maia Júnior também mencionou o investimento em cabos de fibra ótica, que estão interligando Fortaleza a países do Mercosul, África e aos Estados Unidos. “Nossa localização geográfica é muito favorável a atração desses investimentos (aeroporto, porto e hub de fibra ótica). Mas nossa organização e tradição é a capacidade de honrar compromissos firmados com os potenciais investidores também são levadas em conta”, assinalou.

Desafios

Na palestra na Fiec, o secretário Maia Júnior informou que a atração de investimentos privados, a exemplo da Companhia Siderúrgica do Pecém, e a manutenção da capacidade do governo do Ceará de manter investimentos permitiram, ao Ceará no segundo trimestre de 2017, uma expansão de 2,17% em relação a igual período do ano anterior, enquanto o conjunto do Pais praticamente estacionou (crescimento de apenas 0,30% no mesmo comparativo).

Mesmo assim o secretário alertou para desafios que o Ceará precisa superar, entre os quais a elevação da renda da população, resolver questões ligadas à segurança, e mais oportunidades para a juventude. Para ilustrar a situação, Maia Júnior informou que cerca de 27% dos jovens cearenses entre 15 e 29 anos não estuda nem trabalha. “É um dado preocupante, e isso pode estar associado aos elevados índices de violência que estão verificados”.

Outra questão preocupante, na avaliação do titular da Seplag, é a previdência estadual, considerando que para servidor ativo já há quase outro aposentado, e que metade das pessoas lotadas no serviço público estadual estarão aptas a se aposentar nos próximos dez anos. “Estamos caminhando rapidamente para um cenário em que a quantidade de inativos vai superar à daqueles que trabalham”, advertiu Maia Júnior.

Futuro

O secretário Maia Júnior ressaltou ainda que no âmbito da conjuntura brasileira a situação do Ceará é razoável, mas que é necessária uma ação imediata para tornar o Estado ainda mais forte em termos de gestão pública, crescimento econômico e avanços sociais. “Tivemos grandes gestores públicos nas últimas décadas, criamos programas inovadores, obtivemos grandes conquistas mas não podemos nos acomodar”, afirmou.

“Por isso é que o  governador Camilo Santana lançou  a Plataforma Ceará 2050, cuja pretensão é reunir reflexões da sociedade cearense para traçar horizontes para o Ceará nas próximas três décadas, argumentou Maia Júnior. “Nosso modelo de desenvolvimento funcionou bem por  décadas, mas começa a dar sinais de exaustão diante de uma  sociedade e economia em constante mutação. Precisamos, então, nos antecipar e construir um novo modelo”.

Esse novo modelo, na avaliação do secretário Maia Júnior, precisa levar em conta uma gestão pública pautada na entrega de resultados e não mais na oferta de produtos e que utilize uma plataforma digital ágil, transparente e eficiente. Do ponto de vista econômico, ele destaca que a ênfase precisa ser direcionada para o setor de serviços e para a economia do conhecimento – relacionada às comunicações e a construção de conteúdos tecnológicos.

Ao final da sua exposição, o secretário Maia Júnior foi saudado pelo presidente da Fiec, Beto Studart, pela qualidade da palestra. “Foi uma fantástica apresentação e que nos dá a segurança que o Governo do Ceará está atento às novas tendências do desenvolvimento regional e global”, observou. “A busca pelo redesenho do estado, que inclua a parceria com a sociedade civil, o setor produtivo e as universidades é muito bem-vinda”, concluiu.

26.10.2017

Darlan Moreira, Joanna Cruz e Luiz Pedro Neto – (85) 3101.4495