Primeira turma da Formação Continuada em Gestão para Resultados recebe certificados

20 de dezembro de 2017 - 12:19

Nesta terça-feira (19) servidores de diversas setoriais e órgãos de governo estadual receberam certificado referente ao curso realizado na Escola de Gestão Pública do Ceará (EGPCE), no âmbito do Programa de Formação Continuada em Gestão para Resultado (ProGpr).

O evento, que contou com as presenças do titular da Seplag, Francisco de Queiróz Maia Júnior e do secretário-executivo, Júlio Cavalcante, conferiu diploma a 28 servidores que passam agora a integrar a Rede Estadual de Planejamento do Ceará.

De acordo com a diretora da Escola de Gestão, Lúcia Siebra, o ciclo de gestão continuada com foco no alcance de resultados teve início em julho de 2016. “Essa é nossa primeira turma e os alunos que receberam 240 horas/aula durante o período”, observou.

Durante o curso, segundo o coordenador de Planejamento da Seplag, Avilton Júnior, os alunos foram preparados para atividades de Planejamento e Gestão com ênfase na análise de indicadores que apontam a qualidade das políticas públicas em termos de resultados efetivamente entregues à população.

Enviaram representantes para o curso, além da Seplag, as secretarias das Cidades, Desenvolvimento Agrário, Recursos Hídricos, Educação, Meio Ambiente, Infraestrutura. Também o Tribunal de Justiça, a Escola de Saúde Pública, Corpo de Bombeiros, Instituto de Saúde dos Servidores e Universidade Estadual do Ceará.

Além da formação da primeira turma, o evento também reuniu – numa confraternização que contou com animação do grupo musical de chorinho da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) – os integrantes da Rede Estadual de Planejamento, que congrega……servidores.

Durante o evento, o secretário do Planejamento e Gestão Maia Júnior destacou a importância do planejamento para o alcance de metas, seja na esfera pública ou privada. “Não há sucesso se não houver antes um bom planejamento e uma gestão que prime por resultados”, ponderou.

Na avaliação do secretário, o Brasil ainda tem uma cultura que valoriza pouco a questão do planejamento. “A sociedade está passando por transformações rápidas. E o poder público precisa se planejar, não pode continuar respondendo de forma improvisada às novas demandas”.

A tradição de lidar com o improviso e com ações intuitivas, segundo o secretário, está com os dias contados na gestão pública. “O mundo hoje é muito mais complexo do que há 30 anos. Insistir em velhas práticas é o caminho mais curto para a estagnação ou o insucesso”, afirmou.

Maia Júnior disse ainda que um novo ciclo na gestão pública cearense está surgindo e ela terá como base o conhecimento. “Será uma administração baseada em resultados, operada por gente qualificada e motivada e suportada por novos sistemas gerenciais e tecnológicos avançados”.

“A formação dessa primeira turma do programa de gestão para resultados é muito positiva, pois está sintonizada com as tendências da administração pública. Vocês chegam num momento oportuno e podem contribuir muito com o desenvolvimento do nosso Estado”, assinalou.