Governador apresenta mensagem à Assembleia e reforça compromisso de manter investimentos públicos

2 de fevereiro de 2018 - 14:18

Na reabertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa, Camilo Santana apresentou balanço de 2017 e reafirmou o compromisso em manter o Ceará como o estado que mais investe no País

O governador Camilo Santana participou na manhã desta sexta-feira (2) da abertura oficial dos trabalhos na Assembleia Legislativa, oportunidade em que levou ao Legislativo a Mensagem Governamental com as ações de 2017 e os principais projetos do Estado para este ano. Na ocasião, Camilo ressaltou os esforços para enfrentar desafios do Estado, especialmente nas áreas de segurança, saúde, educação e segurança hídrica.

Durante a leitura da mensagem, ele conclamou os cearenses a se unirem e criticou o uso político e oportunista de uma situação de crise para autopromoção. “Quem ama o Ceará e quer bem ao seu povo tem de se unir para apresentar soluções e não utilizar o discurso fácil para se promover. Sempre estarei aberto a sugestões e contribuições que sejam pelo bem do Estado. Vamos vencer o crime e fazer um estado mais pacífico, mas precisamos que todos se unam em torno desta questão”, disse.

Camilo Santana fez uma prestação de contas das ações do Governo do Ceará ao longo dos últimos três anos, em especial em 2017. Ele também apresentou as prioridades para 2018. “2017 foi um ano de grandes avanços para o Ceará e abriram caminho para novas e significativas conquistas para o nosso Estado”, afirmou.

Segurança

O chefe do Executivo reafirmou os investimentos na área da segurança pública. O governador citou a convocação de novos policiais militares e civis, além das turmas que já estão em formação na Academia Estadual de Segurança Pública.

“Nunca medimos esforços nem investimentos para valorizar a segurança pública do Ceará. Nunca houve tanta apreensão de armas e desarticulação de quadrilhas no Ceará. Reconheço o problema e estamos buscando apoio com o Governo Federal e diversas instituições, através do Pacto por um Ceará Pacífico, um modelo inédito no Brasil”, disse.

Camilo Santana citou ainda o programa de videomonitoramento, que contemplará os municípios com população superior a 50 mil habitantes. Serão mais de 600 câmeras espalhadas pelo Estado, além da instalação do Batalhão do Raio nestes municípios. “O Estado está firme e determinado a combater toda e qualquer estrutura criminosa que invista contra a nossa sociedade, além de promover ações de inclusão social que visam ao combate à desigualdade”, concluiu.

Educação

Camilo Santana destacou o investimento do Governo do Ceará em novas escolas e no fortalecimento da carreira do magistério, além da ampliação do programa de escolas de tempo integral e alcançamos os melhores resultados da história.

O resultado é que a escola pública do Ceará superou a média brasileira em leitura, escrita e matemática das crianças matriculadas no terceiro ano do ensino fundamental, e obteve os melhores resultados do Nordeste, segundo a Avaliação Nacional da Alfabetização. No IDEB, do Ministério da Educação, são 77 escolas cearenses no ranking das 100 melhores escolas públicas do país. Os 24 primeiros lugares são do Ceará.

“Passamos a apoiar cada vez mais nossos jovens para alcançar sucesso no Enem e batemos recorde de inscrição dos nossos alunos, com 99,51% de adesão, quando a média do Brasil foi de apenas 60%. Premiamos mais de quarenta mil alunos com notebooks no Programa Aprender pra Valer, além de 355 escolas municipais com melhores resultados no Spaece, que receberam recursos extras para equipamentos e melhorias. Também criamos o Avance – Bolsa Universitário, programa de auxílio aos nossos estudantes que chegaram à universidade e não tinham condições de se manter”, comentou.

Saúde

Camilo Santana reafirmou ainda o compromisso com a saúde, destacando o resultado na ampliação de cirurgias, quando o Ceará bateu o recorde histórico mais de 65 mil, 12% a mais que em 2016, e os procedimentos de transplantes de órgãos que fizeram do Ceará referência nacional, com cerca de 1.500 procedimentos em 2017.

“Para que esses números fossem possíveis, realizamos um orçamento de mais de três bilhões de reais, sendo 150 milhões de reais a mais que em 2016 no custeio. Com isso, melhoramos e ampliamos nossa rede de saúde. Construímos novas UPAS, ampliamos em 60% os leitos de emergência do Hospital de Messejana, modernizamos e ampliamos o Hospital César Cals, iniciamos o funcionamento do Hospital Regional do Sertão Central e demos ordem de serviço para a construção do novo Hospital Regional do Jaguaribe”, destacou.

O governador citou ainda a parceria com a Prefeitura de Fortaleza para a construção do IJF 2 e com as prefeituras municipais para investir nas redes municipais de saúde.

Para 2018, Camilo Santana confirmou que a meta é zerar as filas de cirurgias. “Já temos reservados cerca de R$ 100 milhões para o programa, oriundos do Tesouro Estadual e vamos contratar a iniciativa privada para realizar as cirurgias necessárias”, afirmou.

Investimentos

Camilo Santana destacou ainda investimentos em segurança hídrica, meio ambiente, esporte e infraestrutura, além das parcerias internacionais como as negociações com o Porto de Roterdã e a chegada da empresa Fraport para administrar o Aeroporto Internacional Pinto Martins, além da chegada de empresas como Air France e KLM, que junto com a Gol vão instalar um hub ligando Fortaleza às principais cidades do mundo. Essas ações vão impulsionar a geração de emprego e renda nos próximos anos.

“Este é Ceará que reúne numa só realidade seus múltiplos e favoráveis aspectos, que olha para o futuro — inovador, competitivo e sustentável — buscando o investimento de grandes empresas internacionais, integrando sua economia aos grandes mercados mundiais, conectando continentes através dos hubs aéreo, portuário e tecnológico”, concluiu.