Associação para o Desenvolvimento dos Municípios conhece o Programa de Ação Integrada para o Aposentado

18 de abril de 2018 - 09:52

As práticas do PAI devem ser inseridas em vários municípios cearenses

Cerca de 50 coordenadores municipais de políticas públicas para pessoas idosas, que integram a Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará – APDMCE, estiveram na última quarta-feira (11.04.201) na Coordenadoria de Promoção da Qualidade de Vida do Aposentado – Copai, da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag). A visita fez parte de uma capacitação que visa o fortalecimento da rede de atendimento à pessoa idosa, seus direitos e políticas públicas.

O Programa de Ação Integrada para o Aposentado – PAI foi escolhido por ter um modelo de gestão de sucesso. Os coordenadores visitantes tiveram a oportunidade de observar e vivenciar parte das atividades desenvolvidas pelo Programa, através das aulas de tai chi chuan, dança de salão e canto. Visitaram também o grupo de artesanato “Trocando de Mãos”, além de conhecer a dinâmica do trabalho e sua forma de gestão.

A coordenadora da COPAI, Guirlanda Ponte, fica entusiasmada com essas visitas por ter a oportunidade de mostrar o quanto é relevante inserir a atenção ao idoso nas políticas públicas do Estado do Ceará. “O sucesso do PAI está diretamente associado ao envolvimento e compromisso, não apenas de todas as instâncias do poder público, mas também da sociedade civil organizada na forma de parcerias”, afirmou a coordenadora da Seplag

Saiba mais

O PAI foi criado por meio de Decreto Estadual em 1990. É gerenciado pela Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) com atuação junto à comunidade de aposentados e pré-aposentados da Administração Pública Estadual. Tem a missão de integrar e socializar o aposentado do serviço público do Ceará através da oferta de serviços nas áreas sócio-educativas e culturais..São oferecidos cursos de idiomas, atividades físicas, ginástica cerebral, oficinas de arte, cultura e atendimento de saúde.