Ipece vai coordenar Big Data do Ceará e o Centro de Análise de Dados e Avaliação de Políticas Públicas (CAPP)

23 de abril de 2018 - 10:13

Duas grandes iniciativas do Governo do Estado do Ceará devem aprimorar as políticas públicas de Governo. Recentemente foi publicada uma Portaria no Diário Oficial do Estado e um Decreto que criam o Centro de Análise de Dados e Avaliação de Políticas Públicas, o CAPP; e o programa Big Data Ceará. Trata-se de um esforço conjunto do Gabinete do Governador, Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), gestor dos programas.

Conforme o Decreto, o Big Data vai reunir todas as informações disponíveis nas secretarias e órgãos do Governo. Esses dados servirão para subsidiar a avaliação e o monitoramento das principais políticas públicas do Estado. Já o Centro de Análise de Dados e Avaliação de Políticas Públicas (CAPP), criado pela Portaria Nº 13/2018, consiste em um ambiente composto por especialistas do governo e da academia, para auxiliar na leitura dos dados reunidos e no desenho de políticas públicas de Governo.

O início das atividades do Big Data inclui a equipe de pesquisadores do curso de Física da Universidade Federal do Ceará (UFC) sob a coordenação do professor José Soares de Andrade Junior, selecionado pelo programa Cientista Chefe, da Funcap.A equipe será responsável por organizar toda a base de dados no Ipece.

O CAPP inicia suas atividades com 17 pesquisadores que tiveram projetos selecionados na academia no âmbito da graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado). E ainda com colaboração de três projetos relacionados ao programa Inovação de Políticas Públicas, também da Funcap, nas áreas de Desempenho das Empresas no Comércio Exterior, Avaliação das Políticas do Estado e Avaliação de Desempenho nas Secretarias de Estado.

De acordo com o diretor geral do Ipece, Flávio Ataliba, o projeto Big Data deve gerar resultados concretos nos próximos seis meses. “Estamos no momento de estruturação do Centro de Análise e do Big Data. No aniversário de 15 anos do Ipece foram assinados acordos de cooperação técnica com diversos órgãos e entidades que vão contribuir com informações para o nosso banco de dados”, explicou Ataliba.

Os dois instrumentos, segundo Flávio Ataliba, vão trazer transparência à sociedade e assim, a população poderá entender melhor os problemas do Estado. Flávio Ataliba explica que está sendo desenvolvida uma tecnologia que permite a leitura dessa nova base de dados. “A inteligência artificial poderá extrair regularidades, correlações, associações e trazer informações e conhecimento de alto valor pro estado.”

O CAPP é composto pelos Diretores da Diretoria de Estudos Econômicos (DIEC), da Diretoria de Estudos Sociais (DISOC), da Diretoria de Estudos de Gestão Pública (DIGEP), do Gerente da Gerência de Estatística, Geografia e Informação (GEGIN) e ocupantes de cargos de provimento em comissão nelas lotados, bem como pelos Analistas de Políticas Públicas. Já a coordenação do Centro é escolhida pelo Diretor Geral do IPECE dentre os seus membros para um período de dois (dois) anos, permitida a recondução.

As áreas de atuação do Centro envolvem principalmente as avaliações de impactos econômicos e sociais de políticas públicas e de desempenho de gestão por resultados. Também diz respeito ao CAPP fortalecer a integração com a comunidade científica local e nacional, permitindo o acesso às instalações do CAPP, facilitando assim a interação com técnicos do estado do Ceará com vistas à troca de informações e ao acesso mais rápido a base de dados disponíveis; propor a concessão de bolsas de pesquisas e premiações a estudiosos locais e nacionais em temas de interesse do estado do Ceará; coordenar o processo de aferição estratégica do desempenho do estado do Ceará; realizar avaliação ex post aprofundada de projetos de investimento e explorar e analisar dados geosocioeconomicos do Estado. “Nós vamos aprender muito durante o processo pioneiro no Estado do Ceará, em nível de governo”, acrescentou o diretor geral do Ipece.