2ª Reunião da Rede de Planejamento é realizada na Seplag

2 de maio de 2018 - 14:58

O encontro esclareceu dúvidas sobre a Avaliação do PPA e os encontros regionais deste ano que terão novidades

Integrantes da Rede de Planejamento do Estado estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira (26.) na Seplag para a 2ª Reunião Geral do ano de 2018. Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), Avaliação do PPA (biênio 2016-2017) e os Encontros Regionais foram alguns dos temas abordados na reunião, entre outros.

O Coordenador de Planejamento, Orçamento e Gestão (Cplog) da Seplag, Avilton Júnior, fez uma breve apresentação e esclareceu dúvidas acerca do projeto de LDO, assinada pelo governador Camilo Santana também nesta quinta-feira.

Falou sobre a Avaliação do Plano Plurianual, biênio 2016-2017, que contemplará, dentre outros aspectos, uma avaliação do comportamento e evolução das variáveis macroeconômicas que fundamentaram a elaboração do Plano, do desempenho dos eixos e temas estratégicos, tendo como base seus resultados e indicadores, além dos principais programas finalísticos, considerando o cumprimento das metas dos produtos das iniciativas que contribuíram para o alcance dos resultados.

Além disso, tal documento, a ser encaminhado à Assembleia Legislativa em agosto, terá um capítulo específico sobre a avaliação da sociedade acerca da ação do Governo expressa no Plano, o que será realizada nas oficinas promovidas durante os Encontros Regionais nas 14 regiões de planejamento do Ceará, nos meses de maio e junho de 2018.

Os Encontros Regionais deste ano terão reforço com a apresentação da Plataforma Ceará 2050 nas mesmas localidades. O objetivo é promover a participação da sociedade com foco na construção da Visão de Futuro e dos Objetivos Estratégicos para o Ceará 2050. No Cariri, os encontros também irão auxiliar na construção do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI).

Avilton Júnior finalizou a reunião falando sobre o Programa de Formação Continuada em Gestão para Resultados e as próximas capacitações que serão oferecidas aos servidores. Destaque para o curso de Avaliação de Políticas Públicas, uma parceria entre Seplag, Escola de Gestão Pública do Ceará, Escola de Inovação em Políticas Públicas, da Fundação Joaquim Nabuco (PE) e do Abdul Latif Jameel Poverty Action Lab (J-PAL), um centro de pesquisa global que trabalha para reduzir a pobreza, ligado ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), o que está alinhado com a criação do Centro de Análise de Dados e Avaliação de Políticas Públicas (CAPP), do Ipece; e para o curso de Design Thinking, que deve contribuir para a construção de um novo modelo de formulação do planejamento governamental.

“Devemos pensar fora da caixa. Sair da mesmice. Mudar nossa forma de pensar para encontrar novas soluções para os problemas sociais.”, afirmou Avilton Júnior.

Clique aqui para visualizar o arquivo da 2ª Reunião Geral 2018 da Rede de Planejamento.

Plataforma do Sistema Cearense de Participação Cidadã –

Ceará Transparente

A Plataforma de Participação Cidadã vai proporcionar a ampliação e a diversificação da participação do cidadão no planejamento, monitoramento e avaliação de políticas, planos e projetos do Governo do Estado do Ceará.

Está sendo desenvolvida em parceria com a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) e deverá ser lançada no próximo semestre.

Confira o calendário dos Encontros Regionais (Ceará 2050, PPA e PDUI)  2018.