PPA: encontro no Cariri ressalta oportunidades econômicas, meio ambiente e segurança pública

6 de junho de 2018 - 15:42

Representantes de 29 municípios do Cariri avaliaram o biênio do PPA 2016-2017 e elegeram prioridades para os próximos dois anos

Nesta quarta-feira (06.06), lideranças de 29 municípios da Região do Cariri tiveram a oportunidade de avaliar o andamento das políticas públicas estaduais projetas pela PPA para o período 2016/2017 e traçar novas prioridades para os próximos dois anos. O encontro aconteceu no Centro de Eventos do Cariri, localizado na cidade do Crato e contemplou o calendário dos Encontros Regionais que acontecem nas 14 Regiões de Planejamento do Ceará.

Entre os representantes dos municípios da Região, cuja população é superior a 1,1 milhão de habitantes, as maiores preocupações são com a segurança pública e com as oportunidades de desenvolvimento econômico associado à inovação tecnológica, o turismo e à cultura.

“Existem investimentos fortes do governo estadual em infraestrutura e incentivos à inovação na nossa Região. Também na segurança pública, mas essa questão (Segurança), no momento, ainda nos desafia”, avaliou José Patrício Melo, reitor da Universidade Estadual do Cariri (Urca).

Conforme o coordenador de Planejamento da Seplag, Avilton Júnior, os encontros do PPA, que vão ser realizados em outras 12 regiões administrativas no decorrer do mês de junho, servem justamente para que população se expresse sobre o que está funcionando ou precisa ser revisado.

“Esse o momento da sociedade dizer de forma objetiva, baseada numa metodologia consistente, se aquilo que foi projetado nos últimos dois anos evoluiu a contento ou ficou a desejar. E também estabelecer suas prioridades para o futuro”, ponderou Avilton Júnior.

O secretário executivo da Seplag, Júlio Cavalcante, que também esteve presente no encontro regional do Cariri, destacou a importância das reuniões periódicas do PPA. “Estamos fortalecendo uma cultura de planejamento voltada para resultados. Essas ações têm grande potencial transformador ”, afirmou.

Júlio Cavalcante também ressaltou que essa cultura do planejamento tem sido reforçada por ações como a Plataforma Ceará 2050 e do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) que também realizaram eventos nesta semana no Cariri.

Participaram do encontro do Cariri representantes dos municípios do Crato, Juazeiro do Norte, Abaiara, Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Aurora, Barbalha, Barro, Brejo santo, Campos Sales, Caririaçu, Farias Brito, Granjeiro, Jardim, Jati, Lavras da mangabeira, Mauriti, Milagres, Missão velha, Nova Olinda, Penaforte, Porteiras, Potengi, Salitre, Santana do Cariri, Tarrafas e Várzea Alegre.