Avaliação do PPA chega ao Maciço de Baturité, Serra da Ibiapaba, Sertão de Sobral e Litoral Norte

15 de junho de 2018 - 16:02

As oficinas foram realizadas nos municípios de Redenção, Tianguá, Sobral e Camocim

Quatro Regiões de Planejamento do Ceará foram contempladas esta semana no calendário de discussões do Plano Plurianual (PPA), elaborado em 2015, e que direciona as ações e políticas públicas do Estado até 2019. Os encontros ocorreram em Redenção (12.06), Tianguá (13.06), Sobral (14.06) e Camocim (15.06), onde a equipe do Governo do Ceará e a sociedade civil organizada puderam avaliar principais realizações de 2016 e 2017, no âmbito do PPA estadual.

De acordo com o coordenador de Planejamento, Orçamento e Gestão da Secretaria do Planejamento e Gestão, Avilton Júnior, esses momentos são essenciais para que o Governo do Ceará entenda as necessidades da população e possa conhecer as oportunidades de desenvolvimento regional. “Todo ano nós visitamos essas regiões e junto com a sociedade promovemos o debate sobre o que foi implementado desses programas do PPA e se estão alinhados para a promoção do desenvolvimento das regiões”.

A secretária adjunta da Cultura do Estado do Ceará, Suzete Nunes, esteve presente nas oficinas de Tianguá, Sobral e Camocim. Na avaliação da secretária adjunta, esse é um momento especial onde a sociedade colabora na construção de mudanças. “Estamos longe do ideal, mas não dá para se fazer política só com Governo. A política pública se constrói com essa parceria entre sociedade, governo e todos os setores”, afirmou.

Em Tianguá, a Orquestra Filarmônica Doutor Edevaldo Moita, composta por estudantes do município, se apresentou ao final da oficina. Crianças e jovens que ingressaram há poucos meses no grupo, sob a regência do maestro Ângelo Moita, emocionaram todos os presentes.

Este ano o primeiro dia dos Encontros Regionais em cada município está sendo dedicado à Plataforma Ceará 2050 com a discussão sobre o Ceará que queremos para os próximos 32 anos. “Essa discussão coletiva é fundamental para a etapa de regionalização da visão de futuro do Ceará”, explicou o coordenador Avilton Junior.

Em Camocim, estiveram presentes na solenidade de abertura o deputado estadual Sérgio Aguiar e a prefeita Mônica Aguiar, que falou da importância desses dois momentos em que a sociedade é convidada a opinar. “Precisamos fazer com que a sociedade entenda o seu papel de monitorar as políticas que estão sendo traçadas para cada região. Somos privilegiados com esse convite para participar, se engajar cada vez mais no planejamento.”

Saiba mais

O PPA é uma lei que contém o planejamento para quatro anos, sendo que o atual foi elaborado em 2015, com duração de 2016 até o final de 2019. O Governo já esteve presente duas vezes junto à população na elaboração, em 2015, e na revisão do plano, em 2017.

No ano passado, mais de 1.600 pessoas participaram em todo o Estado, contribuindo com opiniões, sugestões e ideias sobre como podemos melhorar o Ceará. Chegou a hora de avaliar as ações, estratégias e políticas definidas no PPA e o Estado conta novamente com a sua participação neste processo.

Os Encontros Regionais contemplam as 14 Regiões de Planejamento do Ceará e tiveram início em 29 de maio, na Região do Vale do Curu (Itapipoca). As oficinas já ocorreram no Cariri (Crato), Centro Sul (Iguatu) e Sertão Central (Quixadá).

Redenção

Tianguá