Experiência da Seplag é mostrada em Workshop no Rio de Janeiro

12 de dezembro de 2018 - 08:21

A Secretaria do Planejamento e Gestão, por meio da Coordenadoria de Planejamento, Orçamento e Gestão – Cplog, participou do Workshop Estruturação de Núcleos de Monitoramento de Indicadores no Rio de Janeiro. O evento foi promovido pela Subsecretaria de Planejamento e Orçamento, da Secretaria de Estado de Fazenda e Planejamento do Estado do Rio de Janeiro, no último dia 28 de novembro.

Foram debatidos arranjos de monitoramento de programas governamentais adequados às necessidades do estado do Rio de Janeiro, a partir de experiências de outros estados e da contribuição dos gestores públicos participantes. Foram convidados gestores e técnicos das Secretaria da Fazenda e Planejamento e de outras secretarias do Rio de Janeiro para ouvir a exposição das experiências dos Estados do Ceará, de Goiás e de Minas Gerais.

Entre os temas abordados pelos expositores, a estruturação de núcleos de monitoramento, modelagem do núcleo, apoio externo de outro ente federativo, banco de desenvolvimento, agência internacional de fomento, organização do terceiro setor, consultoria contratada, estruturação da equipe, estratégias e os princípios que norteam a montagem de equipe, construção da relação do núcleo com as demais áreas de governo, desenvolvimento de sistema de informações e a implementação do processo de comunicação e articulação, lições aprendidas com as experiências entre outros.

Apresentação da Seplag

O Coordenador de Planejamento, Orçamento e Gestão, Avilton Júnior, responsável pela coordenação da formulação e gestão dos instrumentos de planejamento (Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentária e Lei Orçamentária Anual) e pela implementação do Modelo de Gestão para Resultados do Ceará, abordou o histórico de Modelo de Gestão para Resultados do Ceará, o desenho do “novo” modelo, regulamentado pelo Decreto Estadual Nº 32.216/2017, e a estratégia de implementação, além da importância do trabalho em rede, com experiência da Rede Estadual de Planejamento, instituída em 2019, pelo Decreto Nº 29.917/2009.

“Este evento foi uma excelente iniciativa da Subsecretaria do Planejamento e Orçamento, na qual pudemos trocar experiências e conhecimento com outros estados e constatarmos que o Ceará está no caminho certo e na vanguarda da gestão pública no Brasil”, afirmou o coordenador da Cplog, Avilton Júnior.