Servidores recebem certificação do Programa Executivo de Formação em Gestão Pública

18 de dezembro de 2018 - 11:33

O secretário Maia Júnior esteve presente na solenidade e parabenizou os concludentes da primeira turma do programa de formação continuada

“Parabéns a todos vocês por esta certificação e obrigada por acreditarem em nós”. O agradecimento emocionado foi feito pela diretora da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará, Lúcia Siebra, na solenidade de entrega dos certificados da primeira turma que concluiu o Programa Executivo de Formação em Gestão Pública – PFGP. O evento aconteceu nesta quinta-feira (13), no auditório da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag).

Na presença do Secretário do Planejamento e Gestão, Maia Júnior, e do Secretário Executivo da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), Paulo Roberto, a diretora felicitou os 123 servidores públicos que fazem parte da primeira turma que concluiu o PFGP e agradeceu os instrutores e instituições parceiras. Na oportunidade, Lúcia Siebra também lembrou que o programa de formação continuada é uma mudança de paradigma educacional para a EGPCE.

“Desde 2009, quando a EGPCE foi criada, ela [instituição] sempre teve uma oferta aberta de cursos para os servidores, nas diversas áreas de conhecimento que fazem a gestão pública. Mas, a partir do momento em que assumimos a gestão com essa equipe em 2015, vimos a importância de oferecer um novo programa que tivesse mais profundidade e uma carga horária mais consistente, e que nós pudéssemos, assim, estar colaborando de uma forma mais efetiva na formação de cada servidor que viesse a participar”, declarou.

Lançado em maio de 2017 pela EGPCE, com apoio da Seplag, o PFGP tem o objetivo de desenvolver as competências dos profissionais que atuam na Gestão Pública do Governo do Ceará, oportunizando formação contínua e completa por meio de cursos presenciais e a distância, além de oficinas e palestras. O programa, até hoje, já ofereceu 31 cursos, contabilizando 3.668 horas-aula, e contou com 31 instrutores e 161 turmas concluídas.

Capacitação para fazer uma boa gestão

Ao parabenizar os concludentes, o titular da Seplag, Maia Junior, afirmou que a capacitação dos servidores é uma ação importante para que o estado do Ceará consiga ter êxito na série de reformas e ações que o Governo do Ceará está executando para tornar o serviço público cearense mais eficiente. Para ele, a gestão de pessoas no estado também é fundamental nesse processo e deve estar alinhada à gestão para resultados. “Por onde passei aprendi a cuidar das pessoas”, completou.

Maia Júnior também anunciou que pretende elevar a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará a um nível de referência em capacitação e formação de líderes para o setor público e privado. Por último, o gestor disse aos servidores para acreditarem na mudança, porque será através da mudança que o Ceará voltará às páginas do protagonismo.

No que depender da dedicação da Iara de Varela, servidora do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-CE), a capacitação recebida ao longo dos 18 meses, na área de expertise Gestão de Pessoas no Setor Público, do PFGP vai trazer muitos benefícios e aprimorar o serviço que é prestado ao cidadão cearense.  “Participar do programa me engradeceu muito como pessoa, como servidora. Aprendi muito coisa que posso aplicar dentro da minha profissão. Estou muito emocionada de concluir mais essa etapa na minha vida”, garantiu.

Saiba mais sobre o PFGP

O Programa Executivo de Formação em Gestão Pública conta com cursos na modalidade presencial e a distância, expandido-se em quatro áreas de expertise: Gestão Administrativo-financeira Aplicada ao Setor Público; Gestão de Pessoas no Setor Público; Gestão Pública e o Controle Interno e Planejamento, Orçamento e Modernização Organizacional.

Concentrando suas ações no “saber fazer”, o Programa Executivo de Formação pretende garantir ganhos de eficiência, eficácia e efetividade nos processos e ações realizados. Para isso, utiliza como premissa o compartilhamento dos saberes relativos a Gestão Pública, pautando-se nos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.