Novo dirigente do Ipece pretende fortalecer o Capp e desenvolver o projeto Big Data Ceará

18 de fevereiro de 2019 - 18:33

“Estaremos fortalecendo institucionalmente o Centro de Análise de Dados e Avaliação de Políticas Publicas (Capp), que foi criado em 2018 e abriga pesquisadores doutores da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade de Fortaleza (Unifor), além dos analistas do Ipece que trabalham conjuntamente, com a finalidade de desenvolvimento de diferentes projetos de avaliação, além do desenvolvimento do projeto Big Data Ceará”. Essas são algumas das muitas metas que vão ser priorizadas pelo novo diretor Geral do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do estado do Ceará, João Mário Santos de França.

Ele justifica o fortalecimento do Capp tendo em vista a relevância da análise de dados e avaliação de políticas públicas para a melhoria do desempenho da gestão governamental, mediante parceria entre Ipece/Funcap. Já o Big Data por se tratar da construção de um repositório de dados, com a finalidade de gerar novas formas de criar e coletar dados, desenvolver técnicas analíticas e estatísticas para analisar as informações, bem como propor maneiras inovadoras de apresentar e visualizar estes dados. “Todas essas ações pleiteiam a melhoria das ferramentas de gestão publica para a tomada de decisão, em prol da qualidade de vida da sociedade” – destaca.

O professor João Mário substitui na direção Geral do Ipece o professor Flávio Ataliba, que dirigiu o Órgão por oito anos e que agora é o secretário de Estado Executivo de Planejamento e Orçamento da Seplag, ocupou, até o final de janeiro deste ano, a Diretoria de Estudos Sociais (Disoc) do Ipece. Ele, que é graduado em Engenharia Civil pela UFC, tem mestrado em Economia pelo Curso de Pós-Graduação (Caen/UFC) e Doutorado em Economia pela Escola Brasileira de Economia e Finanças (EPGE) da Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ), afirma que a nova gestão continuará priorizando os produtos regulares do Instituto, bem como as assessorias técnicas para as diversas secretarias e órgãos do Estado, subsidiando nas decisões estratégicas de Governo.

O Ipece – ressalta o novo Diretor Geral – vai continuar produzindo estudos que abordam aspectos econômicos, sociais e geográficos do Ceará, desenvolvimento de metodologias, propostas e avaliação de políticas e programas sociais, além de aspectos relacionados à melhoria da gestão. Ele destaca, como exemplo, alguns produtos que o Instituto fornece para o governo e a sociedade, como o Índice de desenvolvimento Municipal (IDM); os Indicadores Sociais e Econômicos do Ceará; o Índice de Desenvolvimento Social dos Municípios Cearenses; o Termômetro do Mercado de Trabalho; o Boletim de Gestão Pública; o Boletim Trimestral da Juventude e o Anuário Estatístico do Ceará.

Ele observa que está prevista para este ano a realização da Pesquisa Regional por Amostra de Domicílios (PRAD), que coletará  informações socioeconômicas do estado do Ceará em nível de regiões de planejamento, ferramenta que subsidiará diversas novas pesquisas do Ipece no tocante a educação, geografia, saúde, além de possibilitar  traçar, de forma mais precisa, o perfil socioeconômico da população cearense. João Mário fez questão de frisar que o Instituto desempenha atualmente diversas assessorias ao Governo do Estado, algumas destas propondo o desenho de politicas públicas, já outras relacionadas à elaboração e seleção de indicadores socioeconômicos, que são importantes ferramentas para o planejamento.

O Ipece – acrescenta – participa de forma colaborativa em dois grupos de assessoria técnica junto a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH): o primeiro trata-se do grupo Técnico de Gestão por Resultados (GTR), coordenado pela Seplag, e o segundo o Grupo Técnico de Gestão de Investimento Público (GTI), coordenado pelo Ipece. “Desde o inicio do ano lançamos os seguintes produtos disponíveis no site do Ipece: Indicadores Sociais do Ceará 2017;  Ceará em Números 2017; Ipece Informe –  Desempenho do Comércio Exterior do Ceará em 2018; Boletim de Finanças Públicas e o Termômetro da Inflação. Pretendemos lançar ainda neste mês o Farol da Economia Cearense e o Boletim Trimestral da Juventude”.

O professor João Mário informa que o Ipece conta com um quadro de analistas, todos eles com doutorado, e que, desde o ano passado, visando ampliar a capacidade de gerar pesquisas aplicadas para o Estado, “buscou-se a interação entre a academia e o Governo”. Tal relação – afirma – é benéfica para ambos os parceiros, pois “na universidade se encontram pesquisadores de alta excelência e o Governo do Estado pode usufruir desta capacidade acadêmica, além de seus próprios técnicos, para aplicação de estudos de casos e por consequência proporcionar o desenvolvimento das potencialidades de Gestão do Estado”.

Para finalizar, ele explica que a cooperação ocorre de forma  multidisciplinar, envolvendo diversas áreas de formação acadêmica, sobretudo a área de Economia, mas também Ciências da Computação, Física, Direito, Administração e Finanças, totalizando, atualmente entre quadro próprio e pesquisadores bolsistas da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), quase trinta Doutores em todo o Instituto. “Tal fato respalda a qualidade e excelência do trabalho desenvolvido pelo Ipece, com o objetivo de atender mais prontamente as demandas do governo e da sociedade” – conclui.

Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 3101.3509