Etice apresenta programa HUB de TIC

28 de fevereiro de 2019 - 11:41

Secretários executivos de planejamento e gestão dos órgãos e gestores de TI estiveram reunidos para conhecer o programa HUB de Tecnologia da Informação e Comunicação (HTIC), apresentado na tarde da última quarta-feira, 27, no auditório da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag). O objetivo do encontro, promovido pela Seplag e Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), foi tratar dos aspectos relacionados à Lei 16.727, sancionada pelo governador Camilo Santana, em 26 de dezembro de 2018, conhecida como Lei do HUB de TIC.

Ao abrir o evento, o secretário executivo de Planejamento e Orçamento da Seplag, Flávio Ataliba, destacou a importância da iniciativa. Lembrou, inicialmente, que o Programa de Governo Digital do Ceará foi apresentado ao governador Camilo Santana no final do ano passado.

Ataliba enfatizou a relevância da Lei 16.727 que tem influencia no âmbito da administração interna com a finalidade de otimizar os recursos de custeio e investimentos em TIC, compartilhar informações com órgãos, prover novas tecnologias e disponibilizar links de dados e internet de alta velocidade. “Nesse contexto a Etice terá papel muito importante como fornecedor de serviço de nuvem e outros produtos”, salientou o secretário.

O presidente da Etice, Adalberto Pessoa, agradeceu a presença dos secretários e gestores de TI. “O convite foi feito a vocês por terem uma visão mais holística em relação à missão do estado e objetivos de atendimento à população cearense independente das missões internas”, pontuou. Adalberto pediu o engajamento e a colaboração de todos “para que possamos fazer essa transformação e implementar essa revolução digital, alinhados e remando na mesma direção”.

Falaram ainda a coordenadora de Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação e Comunicação da Seplag, Evelise Braga, e o analista de gestão de TIC da Etice, Arnoudo Alves. Evelise abordou o programa Governo Digital, iniciado em agosto de 2017: “Com essa iniciativa, definimos um modelo de governança de gestão de TIC, que trouxe de volta a Coordenadoria de Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação e Comunicação do Governo, novamente integrada à estrutura da Seplag”. O programa Governo Digital já conta com a sustentação de um Plano Estratégico de Tecnologia e deverá ser institucionalizado ainda no primeiro semestre de 2019. Na apresentação Evelise Braga fez uma prévia da atuação da coordenadoria de Gestão Estratégica e abordou também o modelo de governança, o programa governo digital e as iniciativas a serem executadas.

Arnoudo Alves enfocou os aspectos relacionados à lei 16.727, abordando todos os artigos, com o intuito de preparar o estado para as questões relacionadas com computação em nuvem, aumento e melhoria da utilização do cinturão digital e a central de serviços compartilhados de TI. “O grande desafio da lei é fazer mais com maior qualidade e menor gasto sem deixar cair o nível para o cidadão contribuinte”, disse Arnoudo Alves.

O encontro contou ainda com a presença os secretários executivos Ronaldo Borges, da Seplag, Sérgio Cavalcante, da Sedet, Francisco Cavalcante, da Casa Civil, e o superintendente adjunto do Detran, Pablo Ximenes.