Estado define políticas públicas para o Cartão Mais Infância

1 de março de 2019 - 20:43

ONÉLIA SE REÚNE NA SEPLAG COM SOCORRO FRANÇA, MAURO FILHO, DIASSIS DINIZ E OUTRAS AUTORIDADES PARA DEBATER MAIS AÇÕES E PROJETOS RELACIONADOS A INFÂNCIA NO CEARÁ.

A primeira dama do estado, Onélia Leite, se reuniu na última sexta-feira (1º) com a alta gestão das secretarias do Estado para traçar estratégias e ações intersetoriais com foco nas 50 mil famílias que recebem o benefício do Cartão Mais Infância. “O objetivo é priorizar as famílias em nossas políticas públicas”, afirma Onélia.

O Governo do Ceará realiza transferência mensal de R$ 85 para famílias cearenses em situação de extrema pobreza que foram contempladas com a iniciativa. Mais de 15 mil (15.104) profissionais das áreas da Saúde, Educação e Assistência já foram capacitados, por meio de formação promovida pelo Programa Mais Infância. Até o fim do primeiro semestre, mais cinco mil agentes comunitários de saúde devem ser qualificados com cursos voltados para o desenvolvimento infantil.

O programa possibilitou ainda 1.172.349 visitas domiciliares, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil – PADIN, Programa Primeira Infância no SUAS/ riança Feliz e Programa de Apoio ao Crescimento Econômico com Redução de Desigualdades e Sustentabilidade Socioambiental – PforR. Até fevereiro, essas ações contemplaram cerca de 50 mil famílias, sendo 51.842 crianças e 9.429 gestantes.

Entre as ações de destaque também estão o atendimento de 900 crianças com atraso no desenvolvimento nos 19 Núcleos de Estimulação Precoce, implantados nas policlínicas do Estado. Iniciativa em parceria com o Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce Nutep) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Na educação, o Ceará contará com 167 CEIs, sendo 120 pela Seduc e 47 pela SPS, destes 40 já foram inaugurados.

Participaram da reunião o secretário executivo de Planejamento e Orçamento da Seplag, Flávio Ataliba, o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna, Ronaldo Borges, além do deputado federal, Mauro Benevides Filho.