Planejamento Anual de Compras é tema de workshop na Seplag

12 de março de 2019 - 08:17

“O processo de compra é um item de despesa bastante significativo dentro de qualquer instituição, principalmente pública. A compra de governo tem forte relevância e influência na economia e, também, para as finanças do Estado”. A declaração foi do secretário Flávio Jucá, da Secretaria do Planejamento e Gestão, ao abrir na quinta-feira (28) o workshop Planejamento Anual de Compras 2019.

Flávio Jucá salientou a necessidade de planejar compras para adequar ao orçamento. “Assim podemos evitar que tenhamos falta ou sobra durante o ano. É uma questão relevante para manter o equilíbrio fiscal do Estado”, acrescentou. O secretário reportou-se ao cenário atual que requer ainda mais eficiência na gestão, citando a determinação do governador Camilo Santana no sentido de que os gestores possam trabalhar para potencializar receitas e reduzir despesas.

O workshop foi promovido pela Seplag, órgão gestor do Sistema Logístico de Suprimentos (Silos) do Estado, por meio da Coordenadoria de Gestão de Compras (Cogec), e reuniu mais de 180 gestores de compras e coordenadores administrativo-financeiros dos órgãos e entidades da administração pública, além de representantes da Secretaria da Educação que acompanham e orientam as compras pelas escolas estaduais.

Conforme explicou o coordenador da Cogec, Valdir Silva, o Planejamento Anual de Compras – 2019 deve determinar as estimativas de aquisição de bens, materiais e serviços referentes ao presente exercício financeiro de modo a possibilitar a definição e coordenação de estratégias que assegurem maior eficiência na gestão dos gastos da administração pública.

Valdir Silva falou também dos principais objetivos, destacando o fortalecimento da cultura de planejamento nas 820 unidades compradoras do Estado, o aperfeiçoamento da articulação entre os gastos com as aquisições e as propostas orçamentárias, além da ampliação das compras corporativas por meio do registro de preços.

O coordenador informou ainda que o Planejamento de Compras para 2019 objetiva também ampliar a transparência com a divulgação das estimativas de aquisição no Portal de Compras e comunicar ao mercado fornecedor o potencial de aquisição do Estado possibilitando as adequações necessárias.

O Planejamento Anual foi estruturado em três etapas. A preparação refere-se à organização pela Seplag das informações de histórico de compras referente ao ano de 2018. A segunda trata das estimativas de aquisição para 2019, incluindo as realizadas até o momento pelas unidades compradoras. A última é a de consolidação, quando acontece a validação e finalização do planejamento pela Seplag. A conclusão do trabalho de planejamento das compras está prevista para o próximo mês de abril.

Os participantes receberam orientações sobre o fluxo do planejamento anual, com as atribuições da Seplag e das unidades contratantes, acompanharam o passo a passo por meio das telas do sistema e, ao final, foi apresentado o cronograma. Houve também apresentação de um vídeo com simulação do planejamento de uma unidade contratante.

O coordenador da Cogec avaliou o evento como excelente: “Foi o ponto de partida. Agora é esperar que o planejamento ocorra de acordo com o programado para que possamos ter todas as aquisições previstas para uma única plataforma disponível no Portal de Compras, permitindo a gestão eficiente dos gastos e o acesso por qualquer cidadão, dentro daquilo que prevê a diretriz de transparência do governo”.