Secretários destacam uso da tecnologia para melhorar a produtividade

4 de maio de 2019 - 14:23

“Assistimos hoje, no mundo inteiro, uma revolução digital que tem consequências fortíssimas não só para a vida das pessoas, mas para os governos que cada vez mais precisam se adaptar às novas tecnologias para cumprir sua principal missão que é ofertar bens e serviços à população”. A declaração foi do secretário executivo da Secretaria do Planejamento e Gestão, Flávio Ataliba, na abertura da reunião da Rede de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado. O encontro ocorreu na tarde desta quinta-feira, dia 02/05, no auditório da Seplag, e teve também a presença de secretários executivos de Planejamento e Gestão.

Flávio Ataliba destacou a posição de vanguarda no Governo do Ceará nos últimos 30 anos, “quando sempre foi pioneiro em diversas políticas”. E acrescentou: “Agora estamos iniciando uma transformação digital. Precisamos usar a tecnologia para ganhar produtividade do servidor público”. O secretário disse que a Seplag está identificada com esse projeto, citando inclusive a criação da Coordenadoria de Gestão Estratégica de TIC, em fevereiro último, como um passo para fortalecer o interesse do Governo em ter esse projeto como prioritário para os próximos anos.

O presidente da Etice, Adalberto Pessoa, manifestou sua satisfação ao ver o auditório lotado de gestores e técnicos “para discutirmos o futuro do nosso estado e em particular como melhorar a estrutura através da tecnologia da informação e comunicação. Tudo isso é em prol para atender melhor a sociedade cearense, melhorando nossa capacidade de entrega de serviços”. Adalberto Pessoa disse que o processo será executado de uma maneira, gradual, contínua e conjunta. “Estaremos sempre discutindo com vocês. É fundamental o engajamento de todos para que os desafios possam se transformar em bons resultados”.

Os secretários executivos da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Sérgio Cavalcante, e da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), Paulo Roberto, manifestaram apoio dos respectivos órgãos à iniciativa. Sérgio Cavalcante assegurou que a Sedet está 100% alinhada com o processo. “Precisamos evoluir muito na prestação de serviços de forma digital. O Estado não tem como fugir dessa automação”, reforçou. Paulo Roberto Paulo Roberto afirmou que a CGE se alia a todas as medidas e procedimentos.

Evelise Braga, coordenadora de Gestão Estratégica de TIC, falou aos participantes do encontro sobre a implantação da Coget, as competências, a estrutura, o plano estratégico de TIC, os serviços de tecnologias digitais, o HUB de TIC e os centros de excelências. Evelise fez um breve histórico, lembrando que na estrutura da Seplag já havia, anteriormente, a Coordenadoria de Governança de TIC (Coeti). “Em agosto de 2017 iniciou-se o programa Governo Digital. Com esse programa e o aconselhamento da consultoria da empresa Gartner, elaboramos o Plano Estratégico de TIC (PETIC), definindo diretrizes para tecnologia do Governo”.

Em paralelo, a Etice foi se modificando, com um novo no modelo de negócios e  estrutura de empresa sustentável. “Foi uma série de ações preparatórias para que chegássemos a essa segunda fase que é o início da execução. Com a implantação da Coget e com o modelo de governança de tecnologia definido, vamos promover todo o alinhamento estratégico, e contamos com a participação de vocês”,  acrescentou a coordenadora da Coget.

No último ponto da pauta do encontro o diretor da Consultoria Gertner, Nei Silvério, apresentou a empresa que trabalha com estudos em tecnologia, mostrando a dimensão da relação Gartner/Governo. Falou também sobre o processo da transfornação digital, o modelo de gestão do Poder Executivo envolvendo a Tecnologia da Informação e Comunicação, serviços e tecnologias digitais, o que já foi identificado de oportunidades digitais nos três Cearás (Conhecimento, Pacífico e Saudável), a estrutura do HUB de TIC e o Centro de Serviços Compartilhados.