Alunos da Universidade Federal do Cariri realizam visita técnica à Seplag

16 de maio de 2019 - 11:34

Grupo recebeu explicações de técnicos sobre o funcionamento do órgão

Um grupo de cerca de 30 alunos do curso de Administração Pública da Universidade Federal do Cariri (UFCA) visitou a Seplag na última sexta-feira, dia 10/05, para uma aula de campo integrada em Fortaleza. A atividade fez parte das disciplinas Planejamento e Gestão de Políticas Públicas; Planejamento de Cidades e Territórios e Governança.

Na visita à Seplag os alunos tiveram oportunidade de conhecer o funcionamento do órgão. Receberam explicações do ponto de vista organizacional (estrutura organizacional, atribuições, formas de atuação, organização dos setores, gestão de pessoas, capacitação de servidores, etc.), bem como em relação às atividades finalísticas (articulação com os demais setores e secretarias, planejamento e gestão de políticas públicas, e instrumentos de planejamento e gestão).

O encontro com os alunos aconteceu na Sala de Reuniões e foi coordenado por Francisco Jares Freire, da Codes. As apresentações foram feitas pelos técnicos Augusto Costa, da Comge, Alan Souza (Codes), e Araken Aguiar, Lisieux Teixeira e Vanessa Corpes (Copat), além de Elvis Oliveira, da Escola de Gestão Pública.

O professor Raniere Moreira, do Bacharelado em Administração Pública da Universidade Federal do Cariri (UFCA), afirmou que os alunos têm participado de  discussões sobre os desafios de coordenação governamental para a produção e gestão das políticas públicas. “Por essa razão consideramos de extrema relevância para a formação dos estudantes ter um contato mais direto com as práticas de gestão pública e dinâmicas de planejamento público empreendidas pelo Governo do Ceará, estreitando as relações entre teoria e prática e criando uma experiência significativa de formação, por meio da realização da visita técnica à Seplag”, citou Raniere. Além disso, acrescentou o professor “convém ressaltar que o modelo de planejamento regionalizado adotado pelo Governo do Ceará tem sido discutido nas nossas aulas como referência de planejamento público, sendo muito importante para nós esse contato mais direto”.