Projeto de Implantação da Gestão de Processos é apresentado a secretários e gestores

23 de maio de 2019 - 11:42

Promover a melhoria dos processos do Governo do Ceará para que os serviços sejam adequadamente disponibilizados à população. É com essa visão que a Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) reuniu secretários executivos de Gestão Interna, gestores da área de Desenvolvimento Institucional e colaboradores de oito órgãos/entidades para apresentar o Projeto de Implantação da Gestão por Processos.

Durante o encontro, realizado na Sala de Reunião da Seplag, na manhã desta quarta-feira, dia 22/05, sob a coordenação do secretário em exercício Flávio Jucá, a equipe da Célula de Gestão por Processos da Coordenadoria de Modernização da Gestão do Estado (Comge) apresentou a metodologia e a estratégia para implantação do projeto.

O projeto inicialmente contempla as secretarias da Cultura e Infraestrutura, Controladoria e Ouvidoria Geral, Escola de Gestão Pública (EGP), Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece) e Corpo de Bombeiros Militar do Ceará.

O secretário Flávio Jucá afirmou que o Governo do Ceará está iniciando um processo irreversível e necessário a partir das funções definidas com a nova estrutura. “Estamos aqui para tratar especificadamente da gestão dos processos, a partir do uso da tecnologia como ferramenta primordial para que os serviços sejam adequadamente ofertados à população”, destacou.

Flávio Jucá advertiu, porém, que não se pode pensar em usar tecnologias sem primeiro rever os processos. “Não dá para automatizar ou criar sistema sem que os processos estejam claros, adequados e enxutos. A Seplag não pode sozinha cumprir essa missão. Nossa idéia é estabelecer essa rede para que as mudanças dos processos possam acontecer em cada órgão”, recomendou.

O secretário explicou que os processos setoriais devem ser trabalhados em cada órgão. “A missão da Comge é dar a ferramenta adequada para que possamos falar a mesma linguagem e com a mesma metodologia para o desenho dos processos”, enfatizou Flávio Jucá.

O orientador da Célula de Gestão de Processos da Comge, Ricardo Ribeiro, fez uma apresentação explicando a metodologia e a estratégia para implantação do projeto, que está dividida em três fases: visão sistêmica da organização, gestão da rotina e transformação de processos. Ao longo do desenvolvimento do projeto estão previstas capacitações, reuniões de sensibilização da equipe e de validação do produtos com a alta gestão nas setoriais,  redesenho e implantação dos processos.

Ao concluir Ricardo Ribeiro apresentou a equipe da Comge que está atuando no projeto, composta ainda das colaboradoras Aline Mendonça e Camila Martins, e pediu apoio de todos para que seja possível tirar do papel e implantar esse desafio “que consideramos exequível para o estado”. O secretário Flávio Jucá completou pedindo o compromisso de todas as setoriais envolvidas.