Palestra sobre Segurança em Nuvem reúne gestores de TI

4 de junho de 2019 - 15:12

Tema foi abordado por especialistas da empresa AWS (Amazon Web Services)

Segurança em Nuvem foi o tema da palestra ministrada por profissionais da empresa AWS (Amazon Web Services), especialista em serviços de computação em nuvem, para gestores de tecnologia da informação (TI) das secretarias do Governo do Ceará, na tarde da última quinta-feira, dia 30/05, no auditório da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag).

Na abordagem foram tratados assuntos como segurança em nuvem, seus impactos e esforços regulatórios, privacidade de dados, além de discutir a aplicabilidade de padrões internacionais em nuvem, governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e gestão de conformidades.

Ao abrir o encontro, o analista de gestão de TI da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (ETICE), Arnoudo Alves, citou a Lei do Hub (n° 16.727), que visa otimizar os recursos de custeio e investimentos em TIC, e a relevância da migração de dados para Nuvem Computacional. “Precisamos fazer mais com menos recursos e a estratégia da nuvem oferece a possibilidade de trabalharmos com tecnologia moderna e ‘consumeirizada’, ou seja, pagaremos por aquilo que consumirmos”, ressaltou Arnoudo.

Em sua participação, o líder de negócios da AWS, Umberto Mancebo, lembrou da Instrução Normativa nº 1, de 04 de abril de 2019, que estabelece que “órgãos e entidades que necessitem criar, ampliar ou renovar infraestrutura de centro de dados, deverão fazê-lo por meio da contratação de serviços de computação em nuvem, salvo quando demonstrada a inviabilidade em estudo técnico preliminar da contratação”. Pontuou também três conceitos considerados básicos para implantação do serviço de Nuvem, sendo eles a economicidade, conformidade e segurança e inovação.

Em seguida, o palestrante Fernando Gebara, líder de segurança do setor público do Brasil na AWS, ressaltou a importância e garantias de segurança preponderantes nos serviços em Nuvem.

Finalizando o evento, gestores de TI de diversas secretarias pontuaram a relevância do projeto de migração de dados para a Nuvem Computacional que resultará em maior interação entre os setores do Governo e, ainda, redução de custeio em TIC.

Aline Lima
Estagiária de Comunicação
Escritório de Governança Corporativa – EGC
egc.comunicacao@etice.ce.gov.br