Oficinas de elaboração do Plano Plurianual 2020-23 estão na reta final

25 de junho de 2019 - 15:36

Representantes de 29 municípios do Cariri tiveram a oportunidade de indicar ao Governo as principais demandas da Região

Os encontros regionais do PPA estão na última semana. Nesta terça-feira, dia 25 de junho, as oficinas iniciaram na Urca, em Crato, na Região do Cariri. Na oportunidade, gestores locais e sociedade civil tiveram a oportunidade de colaborar, com sugestões e estratégias, na construção do Plano Plurianual para os próximos quatro anos. O evento contou com a presença de cerca de 150 pessoas, que participaram com sugestões nas mais diversas áreas, como educação, agricultura familiar e agronegócios, infraestrutura e saúde.

A Região do Cariri ocupa uma área de cerca de 12% do território cearense e conta com mais de 11% da população do Estado, distribuídas nos municípios de Abaiara, Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Aurora, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Granjeiro, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Penaforte, Porteiras, Potengi, Salitre, Santana do Cariri, Tarrafas e Várzea Alegre.

Avilton Júnior, Coordenador de Planejamento, Orçamento e Gestão da Seplag, lembrou que os encontros do PPA servem para que a população se expresse sobre as políticas que estão funcionando e aquelas que precisam ser revisadas, além disso é a chance de construir as novas estratégias. “Esse é o momento da sociedade dizer, de forma objetiva, baseada numa metodologia consistente, se aquilo que foi projetado nos últimos anos evoluiu a contento ou ficou a desejar. É também pensar e indicar prioridades para o futuro”, observou.

Os eventos seguem a mesma metodologia. No primeiro momento, é feita a avaliação sobre as principais situações que impedem o alcance dos resultados locais. Em seguida, acontece a identificação das diretrizes regionais, que é quando se pensa sobre as principais estratégias para resolver os problemas e alcançar os resultados. Por fim, após os trabalhos de grupo, cada relator exibirá para a plenária o resultado das discussões. O processo se desenvolve em quatro grupos, que são: Ceará Acolhedor, das Oportunidades, Ceará Saudável e do Conhecimento.

Francisco Cardoso, representante da Associação dos Moradores do Bairro Pinto Madeira, do Crato, disse que faz questão de participar anualmente dos encontros do PPA. “Para se ter uma ideia, hoje, não preciso mais reivindicar por atendimento na área da saúde porque conseguimos duas opções no bairro: o Centro de Especialidades do Crato – posto da Grota e uma outra unidade de saúde. E são conquistas que atribuo a essas participações nas oficinas do PPA, que é quando a gente tem a chance de expor o problema. Veja bem: é assim que o Governo conhece as nossas necessidades e pode direcionar a ajuda”, pontuou.

A professora do IFCE de Juazeiro de Norte, Raquel Lira, estudou políticas públicas em Pernambuco e veio trabalhar no Ceará. Ela destacou que ficou feliz quando percebeu o movimento, de construção conjunta de um planejamento estratégico, aqui no Estado. “O meu foco é a defesa de uma educação voltada para inovação e para empreendedorismo. Se a gente não acompanhar o que vem acontecendo no mercado, em parceria com o Governo, fica difícil fazer intervenção na sala de aula e preparar alunos para que sejam negócios ou para que eles possam atuar dentro do Governo ou/em organizações voltadas para promoção do desenvolvimento econômico. Como aluna participei dos planos de governo em Pernambuco, por isso, agora como profissional, estimulo essa participação nas salas de aula, por saber a importância dela”.

O vice-prefeito do Crato, André Barreto, representou o prefeito da cidade, José Ailton Brasil, no evento. Ele lembrou que, especialmente nesse momento em que o país enfrenta uma crise, em que todos os Estados e municípios são afetados, é fundamental que haja um planejamento integrado com todos os entes da Federação, em especial aqui do Estado, para que a gente possa indicar os caminhos e discutir as soluções para enfrentar melhor os desafios. O Ceará é um Estado que já se destaca, nacionalmente, por esse planejamento e também pelos resultados que têm alcançado. E os municípios vêm aprendendo com essa experiência do Estado”, observou.
Do Crato, no Cariri, a equipe do Governo segue até o município de Icó, na Região do Centro Sul do Estado. As atividades serão finalizadas na próxima sexta-feira, em Fortaleza. Ao todo, 14 Regiões de planejamento do Estado estão tendo a oportunidade de construir, junto com o Governo Estadual, o Ceará que queremos.