Seplag promove segunda reunião para implantar Gestão de Processos
10 de julho de 2019 - 14:47
A Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) realizou a segunda reunião com a presença de gestores e técnicos de mais oito órgãos e entidades do Governo do Estado para apresentação do Projeto de Implantação da Gestão por Processos. O encontro aconteceu na Sala de Reuniões na Seplag, na tarde da última terça-feira, dia 02/07, sob a coordenação do secretario executivo de Gestão da Seplag, Flávio Jucá.
Ao abrir a reunião, Flávio Jucá afirmou que o Governo do Estado pretende com esse projeto municiar todos os órgãos para que tenham a capacidade de analisar e melhorar seus processos. “Nessa missão não podemos mais prescindir da questão tecnológica. Mas não podemos falar em tecnologia sem olhar os processos que temos hoje, analisando se estão sendo feito da melhor forma”, enfatizou o secretário. Flávio Jucá, porém, lembrou que a Seplag não tem a condição de sozinha fazer toda essa verificação. A nossa estratégia é dar a ferramenta adequada para que possamos ter um padrão de metodologia para o desenho dos processos”, enfatizou Flávio Jucá.
A apresentação do projeto foi feita pelo orientador da Célula de Gestão de Processos da Comge, Ricardo Ribeiro. Falou dos objetivos, benefícios, diretrizes, metodologia de gestão por processo e implantação. O projeto tem por objetivo principal difundir e institucionalizar a gestão por processos no Poder Executivo, fortalecendo a gestão para resultados e o foco no cliente. Sua implantação acontece em três fases: visão sistêmica da organização, gestão da rotina e transformação de processos. Ao longo do desenvolvimento do projeto estão previstas capacitações, reuniões de sensibilização da equipe e de validação do produtos com a alta gestão nas setoriais, redesenho e implantação dos processos.
O encontro teve a presença de gestores e técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), Companhia de Desenvolvimento do Ceará (Codece), Junta Comercial do Ceará (Jucec) , Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE), Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômicas do Ceará (Ipece) e Instituto de Desenvolvimento do Trabalho IDT.
A primeira reunião de apresentação do projeto aconteceu no dia 22 de maio último com a participação de representantes das secretarias da Cultura e Infraestrutura, Controladoria e Ouvidoria Geral, Escola de Gestão Pública (EGP), Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece) e Corpo de Bombeiros Militar do Ceará. Nesses órgãos e entidades já foi concluída a fase de capacitação e agora está na etapa de implantação.