Ceará 2050 apresenta portfólio preliminar de projetos à Rede de Planejamento do estado

26 de julho de 2019 - 16:12

Na manhã desta sexta-feira, 26 de julho, a plataforma Ceará 2050 apresentou seu status atual para a Rede de Planejamento do Ceará. O planejamento estratégico de longo prazo do estado, elaborado em parceria com a Universidade Federal do Ceará, por meio da Fundação Astef, chega a etapa de conclusão nas próximas semanas com a produção de um portfólio de projetos estratégicos.

“Projetar uma sociedade melhor para todos é uma das principais metas da atual gestão. Com o Ceará 2050 estamos colhendo as principais demandas da sociedade para alinha-las com nosso projeto de Governo. Juntos, vamos planejar e construir um Estado mais desenvolvido e menos desigual,” enfatiza o secretário do Planejamento e Gestão, Mauro Filho.

O encontro foi realizado no auditório da Seplag e teve por objetivo principal mostrar ao grupo o portfólio preliminar de projetos do Ceará 2050 com a intenção de envolver os técnicos de cada secretaria com o aprimoramento das ideias já desenhadas.

O coordenador do Plano Plurianual e integrante da equipe de acompanhamento da plataforma, Avilton Jr. fez a abertura da reunião destacando a relevância da participação de todos. “A rede de planejamento é fundamental para alinhar os eixos estratégicos do Ceará 2050 com as ações que já existem no governo e aquelas oriundas do PPA”, disse.

Na sequência o coordenador geral da plataforma, professor Barros Neto, apresentou os passos mais recentes do projeto: “Estamos em um momento importantíssimo da plataforma, a construção e detalhamento dos eixos e projetos estratégicos. Contar com o apoio da rede de planejamento do estado é de extrema importância para que essa etapa avance com a máxima qualidade possível.”

A escuta das secretarias fecha o ciclo de discussões para construção do portfólio. Desde novembro do ano passado foram feitos diversos debates técnicos específicos de cada temática, além de uma caravana pelas regiões de planejamento do estado discutindo as ideias-força que geraram os eixos estratégicos. “Precisamos fazer agora uma materialização dos projetos em ações cada vez mais concretas, no sentido de garantir a continuidade desse planejamento tão importante para o desenvolvimento do Ceará”, concluiu Expedito Parente Jr., coordenador executivo do Ceará 2050.