Governo do Ceará e Caixa discutem projetos

13 de setembro de 2019 - 11:04

Gestores do Governo do Ceará e da Caixa Econômica Federal estiveram reunidos com o objetivo de discutir projetos de operação de crédito e de novos produtos da instituição financeira. O principal foco foi alinhar os projetos financiados com recursos de operação de crédito com destaque aos da Secretaria das Cidades e Cagece.

O encontro foi realizado na tarde da última segunda-feira, dia 09/09, na Sala de Reuniões da Secretaria do Planejamento e Gestão, e teve a participação dos secretários Mauro Filho, da Seplag,  Flávio Jucá, executivo de Gestão da Seplag, e Marcos Cals, executivo de Habitação das Cidades, além de dirigentes da Secretaria da Fazenda e Cagece. O superintendente Regional da Caixa, George Gress, e os gerentes Flávio Gavazza e Marcos Antonio Monte estiveram também presentes à reunião.

O secretário Marcos Cals relatou a existência de recursos ainda disponíveis em projeto da Secretaria das Cidades que poderiam ser alocados em outras atividades, assunto que a Caixa deve analisar para posterior decisão.

Houve debate também sobre o fundo de estruturação de projetos para  Resíduos Sólidos, que ocorre com a participação do Consórcio do Comares. na Região do Cariri, envolvendo dez municípios. A primeira parte do estudo já foi concluída e validada pelo estado, devendo seguir agora para análise da consultoria.

Outro pleito do Governo junto à Caixa é destinado a estruturação do projeto de Parceria Público-Privada de mobilidade urbana da Linha Sul do Metrô, do VLT Parangaba-Mucuripe e a possibilidade de incluir ainda o VLT do Cariri e de Sobral. Foi discutido também uma possível participação da Caixa em futuras operações de crédito do estado.

O encontro foi o segundo entre o Governo do Ceará e da Caixa para tratar de investimentos na atual gestão. Em 26 de junho último, a reunião foi realizada no Palácio da Abolição com a participação do governador Camilo Santana, dirigentes da Caixa e secretários de estado.